Google Maps ajuda em resgate aéreo durante enchentes na Austrália

Tripulações de helicópteros do exército australiano tiveram que utilizar seus telefones celulares pessoais para salvar vidas durante as enchentes de janeiro, em Queensland, Austrália.

Tripulações de helicópteros Blackhawk, tiveram que efetuar voos em meio a um clima inclemente e durante a noite, para resgatar centenas de moradores da região que se encontravam ilhados.

Ocorre que o sistema GPS instalado a bordo dos Blackhawks, não oferece mapas urbanos para consulta. O GPS não tem acesso a programas tipo Google Maps.

Durante as enchentes, as pessoas faziam chamados das ruas e a beira de estradas e o jeito mais rápido de encontrá-los era por meio do Google Maps, instalado nos iPhones e outros sistemas móveis.

Algumas tripulações reclamaram que os sistemas instalados a bordo dos helicópteros não eram adequados para o tipo de missão requerida durante as enchentes.

Um oficial de alta patente declarou ao Daily Telegraph que o Blackhawk, na verdade, trata-se de um helicóptero de batalha e portanto, não adequado para uso em resgates de civis. Ele declarou também que as tripulações souberam, de forma segura, tomar a iniciativa de usar seus smartphones de forma muito positiva, durante a missão.

Helicóptero Blackhawk do exército australiano/Arquivo Airkrane

Embora seja perfeitamente possível dotar os helicópteros militares com equipamentos GPS de uso civil, tal tarefa seria dispendiosa. Um oificial que não quis se identificar, disse duvidar que os contribuintes estejam preparados para pagar por um sistema baseado no Google.

" A tecnologia está evoluindo rapidamente e podemos chegar a um ponto onde venhamos a precisar do Google Maps, a bordo," declarou o oficial.

O exército australiano vai incorporar uma frota de helicópteros europeus MRH-90s, modificados pela Australian Aerospace, dotados de sensores infra-vermelhos e radar meteorológico, que vai aprimorar as missões de resgate.


Fonte: Ian McPhedran / news.com.au
Tradução: AIRKRANE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails