TAM retoma voos para Nova York na expectativa de que aeroporto reabra

Aeroportos nos EUA reabriram para decolagem nesta noite. Empresa brasileira chegou a cancelar voo nesta segunda.


A empresa aérea TAM informou que pretende retomar na noite desta segunda-feira (27) voos para Nova York, na expectativa de reabertura dos aeroportos na cidade norte-americana na manhã de terça. Há dois voos previstos, saindo de Guarulhos (SP): às 22h30, sem escala, e às 23h55, com escala em Miami. Até as 21h10, essas decolagens não estavam canceladas. (É possível consultar os voos no site da Infraero.)

Nova York e outras cidades do nordeste dos Estados Unidos vêm sofrendo fortes nevascas. Os três maiores aeroportos da região de Nova York, Newark Liberty, JKF e La Guardia, que estavam fechados desde domingo (26), foram reabertos na noite desta segunda-feira (27) para decolagens. A previsão é que os três aeroportos retomem também as chegadas a partir da manhã desta terça-feira (28).

Avião parado no aeroporto de Newark, em Nova Jersey, nesta segunda-feira (27). (Foto: AFP)

Para os passageiros que estão em Nova York, a TAM informou, em nota, que foram programados voos extras para terça-feira (28). O primeiro parte de Miami, às 6h, para Nova York e prossegue de lá para o Galeão, às 11h. O segundo também sai de Miami, às 13h, para Nova York, e segue para Guarulhos, às 18h. Conforme a companhia aérea, os passageiros procedentes de Nova York que tem conexões domésticas serão acomodados nos primeiros voos com disponibilidade.

A empresa ainda confirmou que os voos que deixariam Nova York para Galeão e Guarulhos no fim da tarde desta segunda-feira (27) foram cancelados. O primeiro sairia de Nova York para o Galeão às 16h15; e o segundo teria como destino Guarulhos e decolaria de Nova York às 17h40.

A nevasca que atingiu a Costa Leste dos EUA gerou o cancelamento de mais de 2 mil voos no país e provocou transtorno na economia e na vida cotidiana dos americanos. A cidade de Nova York, o leste de Nova Jersey e o oeste de Long Island foram as regiões mais afetadas pela tempestade, que começou na costa do Atlântico na noite de domingo e continuava a se mover na manhã de segunda-feira com fortes ventos e paralisando cidades.

A neve, que atingiu 74 centímetros em algumas regiões, também interditou rodovias interestaduais e linhas de trem, pelo segundo dia seguido.

Equipe trabalha durante madrugada desta segunda-feira (27) no Brooklin, em Nova York. (Foto: Reuters)

Os ventos fortes, que atingiram velocidades de até 95 quilômetros por hora, derrubaram postes de energia e deixaram carros e caminhões presos no meio da neve. Alguns ônibus municipais foram paralisados e carros foram abandonados pelas ruas, o que complicou a remoção da neve em Nova York. Pelo menos 12 mortes em acidentes de trânsito em diversos Estados foram atribuídas às condições adversas nas ruas.

Segundo as autoridades norte-americanas, quase 2,75 milhões de pessoas devem viajar entre o período de Natal e Ano Novo, um aumento de 2,8% em relação ao ano de 2009 – com 2,67 milhões de turistas.

Fontes: G1- Agências - TV Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails