Retomada de voos pode levar três dias nos EUA

Máquinas removem neve da pista no Aeroporto Internacional de Newark; mais de 2.000 voos foram afetados/Lucas Jackson/Reuters

Depois de trazer o caos aos transportes, afetando milhares de voos, rotas ferroviárias e rodovias, a intensa nevasca que atingiu a região nordeste dos EUA finalmente se dissipou rumo ao Canadá mas deixou um saldo de prejuízos e muitos transtornos ainda por serem resolvidos. A normalização dos voos pode levar até três dias.

Nos aeroportos, os passageiros que perderam mais de 4.155 voos, segundo a rede de TV CNN, precisam agora remarcar suas passagens e as companhias aéreas devem levar dias para desafogar a fila de espera.

"Cerca de 4.500 voos não decolaram nos últimos dois dias e levará dois a três dias para administrar estas pessoas e voltar a um mínimo grau de normalidade", disse o porta-voz da autoridade regional de transportes Steve Coleman.

Os três maiores terminais aéreos de Nova York foram fechados por volta do meio dia de domingo (26) e só reabriram na noite de ontem (27), para decolagens. Os poucos seriam retomados nesta terça-feira pela manhã.

De acordo com a porta-voz da agência federam de transportes, Sterling Payne, o governo já coordena com as companhias aéreas e aeroportos um esquema especial para aumentar o número de funcionários frente à gigantesca demanda reprimida de voos.

Em grandes metrópoles como Nova York, Boston, Filadélfia, Chicago, Charlotte e a capital Washington, a previsão é de que as temperaturas não subam de zero ao menos por mais uma semana, o que deve dificultar o derretimento ou remoção da espessa camada de neve --mais de 60 cm em muitos locais-- que cobre as cidades.


"Esta tempestade foi uma das mais desafiadoras que tivemos nos últimos anos", disse o gerente geral do aeroporto La Guardia, em Nova York, Thomas Bosco.

Segundo a CNN, cerca de 400 passageiros tiveram que passar a noite dentro de um trem do metrô de Nova York, informou o porta-voz Charles Seaton.

AEROPORTOS

A Agência de Aviação Civil dos EUA (FAA, na sigla em inglês) ordenou a reabertura dos aeroportos JFK, La Guardia e Newark ainda na noite de ontem (27), para decolagens. Os pousos seriam retomados somente na manhã desta terça.

Os três maiores aeroportos da cidade retomaram parcialmente suas atividades após um dia de muito trabalho para remover a neve das pistas, que acabou adiando a reabertura.

Meteorologistas indicam que a tempestade que trouxe uma das piores nevascas dos últimos anos à região nordeste dos EUA já se move em direção ao Canadá, embora o acúmulo de neve deixado em diversos Estados deva levar dias para derreter ou ser removido.

As temperaturas nesta parte do país não devem subir muito além de zero por no mínimo mais uma semana, o que também dificulta a remoção da neve.

A interrupção do tráfego aéreo por mais de 24 horas (desde as 12h de domingo) causou mais de 4.500 cancelamentos de voos.

Equipes removem neve do aeroporto da Filadélfia; ao menos 2.000 voos foram cancelados devido ao mau tempo
Equipes removem neve do aeroporto da Filadélfia; ao menos 4.500 voos foram cancelados devido ao mau tempo/Matt Rourke/AP

BRASILEIRO RELATA CLIMA DE TENSÃO

Em viagem para passar o Natal e o Ano Novo com a família nos Estados Unidos, o empresário João Jaime Andrade, 50, de Fortaleza, acabou vivendo momentos de tensão ao dirigir de Nova York a Boston em meio à forte nevasca que atingiu o nordeste do país no domingo (26).

"Tudo mudou em questão de meia hora", contou o empresário à Folha.com por telefone. "Foi um sufoco muito grande. A pista ficou coberta com 30 centímetros de neve, viajávamos a 30 km/h".

Ao lado da mulher e dos três filhos, de 19, 16 e 10 anos, João deu início à viagem pouco menos de meia hora antes das 12h locais (15h de Brasília) de domingo (26), quando fortes ventos e uma intensa nevasca chegaram à região.

O trajeto até Boston, que geralmente dura cerca de quatro horas, acabou levando nove. "Consegui chegar só por causa do GPS. Não tinha como ver placas, sinalização nenhuma. Agora estamos dentro do hotel, e não tem previsão de sair, está tudo fechado".

O brasileiro disse que já tinha dirigido na neve antes, mas que nunca tinha visto nada igual.

"Já tinha pego nevasca na Europa, mas nada comparado com isso aqui. Passamos medo mesmo", diz.

"Estrada ficou coberta com 30 cm de neve e visibilidade era zero". Imagem enviada pelo leitor João Jaime Andrade
"Estrada ficou coberta com 30 cm de neve e visibilidade era zero". Imagem enviada pelo leitor João Jaime Andrade/João Jaime Andrade/Leitor

NATAL

A forte tempestade com ventos de até 70 km/h cobriu de neve o nordeste dos Estados Unidos no fim de semana, interrompendo as viagens aéreas e ferroviárias e forçando os motoristas a enfrentar estradas cobertas de gelo e neve no término do movimentado final de semana do Natal.

A pior nevasca ocorreu no leste de Nova Jersey e da cidade de Nova York e a oeste de Long Island. A previsão é que a neve atinja até 63,5 centímetros em algumas partes da região.

Rota Brasil - EUA

Entre as companhias aéreas que ligam os dois países a Continental e a TAM informam o cancelamento de dois voos que partiriam do Brasil aos EUA na noite desta terça-feira.

O CO 30 (Continental), que deixaria São Paulo (Guarulhos) às 23h05 com destino ao aeroporto de Newark, em Nova York, e o JJ 8078 (TAM) que sairia do Rio de Janeiro (Galeão) às 23h05 com destino ao aeroporto JFK, também em Nova York.

Todas as outras partidas destas e das outras companhias estão previstas com normalidade. A assessoria de imprensa da Delta foi a única que não respondeu à reportagem da Folha.com para confirmar a situação de seus voos.
 
RETOMADA
 
Muitas registraram atrasos nas chegadas de Nova York na manhã de hoje e a TAM informa ainda três voos extras para ajudar a desafogar a fila de espera de passageiros nos EUA e no Brasil.

De acordo com a Continental, seu voo CO 30 que partiria às 23h05 nesta terça-feira de São Paulo (Guarulhos) para o aeroporto de Newark foi cancelado porque o voo de mesmo horário de ontem (27) acabou saindo somente nesta terça às 10h. "A aeronave não teve tempo de voltar dos EUA e por isso cancelamos o voo. Ainda não há previsão", indica a assessoria de imprensa da companhia.

Já os dois outros voos da empresa que partem hoje à noite de São Paulo (Guarulhos) e do Rio de Janeiro (Galeão) com destino a Houston, no Texas, seguem com previsão normal.

A United informa que todos os seus voos com origem nos EUA chegaram ao Brasil na manhã desta terça-feira, alguns com atrasos, e que suas três partidas de hoje para Chicago e Washington têm previsão normalizada de embarque.

A American informa que todos os voos provientes dos EUA chegaram, um deles com quase três horas de atraso. O voo AA 951, do aeroporto JFK, em Nova York, tinha previsão de chegada a São Paulo para as 10h15 mas acabou aterrissando às 13h20.

A TAM informa que todos os voos chegaram ao Brasil, um com atraso de no mínimo quatro horas, o 9375, que chegaria às 10h30 mas tinha previsão de aterrissagem às 15h, segundo a Infraero.

De acordo com a assessoria de imprensa da companhia brasileira este seria o último voo da fila de espera a chegar de Nova York ao Brasil.

A TAM informa ainda a ocorrência de três voos extras:

JJ 9377 parte às 13h, de Miami para Nova York - prossegue de Nova York para o aeroporto Tom Jobim/Galeão às 18h
JJ9379 parte às 13h, de Miami para Nova York - prossegue de Nova York para o aeroporto de Guarulhos às 18h;
JJ9374 parte às 5h30 de amanhã (29 de dezembro), do Galeão para Nova York.


Fontes: FOLHA - Agências

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails