Aeroporto no Reino Unido reabre após acidente com avião que transportava fígado

O aeroporto de Birmingham, no Reino Unido, reabriu neste sábado, após uma colisão de um avião particular que carregava um fígado humano destinado a um transplante.

Avião que transportava fígado para transplante pegou fogo ao bater na pista de aeroporto britânico de Birmingham/Aaron Manning/Reuters

A aeronave raspou a antena quando desceu ao solo em meio a uma intensa neblina e pegou fogo ao bater na pista.

Dois tripulantes se feriram, mas os socorristas conseguiram resgatar o doador de órgão e levá-lo a um hospital local, onde a cirurgia ocorreu com sucesso.

O aeroporto foi fechado pelas autoridades britânicas para investigações, mas os agentes anunciaram a volta dos voos neste sábado e passageiros já estão embarcando para seus destinos normalmente. Em torno de 80 voos foram suspensos durante o episódio.

O Hospital Queen Elizabeth, em Birmingham, disse que o paciente que recebeu o órgão está em boas condições.

ACIDENTE

O inspetor chefe de polícia de West Midlands Matt Markham disse que o Cessna particular fez um "pouso difícil" e pegou fogo logo após às 15h30 (13h30 em Brasília).

Segundo ele, a visibilidade na área era 'espantosa' por causa de forte neblina, e o avião esbarrou em uma antena quando aterrissava.

Markham disse que o fígado foi levado às pressas e sob escolta policial para o hospital Rainha Elizabeth, em Birmingham, cerca de 200 km ao norte de Londres.

Segundo o serviço de resgate aéreo de Warwickshire e Northamptonshire, o piloto de seu helicóptero "entrou bravamente em meio aos destroços em chamas" para cortar o suprimento de combustível do avião e ajudar a resgatar o piloto ferido.

O serviço informou que o piloto, de 58 anos, foi levado a um hospital com ferimentos no peito, abdômen e pélvis. Seu estado é grave, mas estável.

Uma segunda vítima, na faixa dos 30 anos, está sendo tratada por queimaduras e ferimento nas costas.

Fontes: FOLHA - Agências

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails