Turbina Rolls-Royce Trent 900
O Airbus A380 envolvido no incidente, utiliza turbinas Rolls-Royce Trent 900 e havia sido entregue à cia aérea alemã em 19 de julho e colocado em serviço durante a semana passada, na rota Frankfurt-Tóquio.
A Lufthansa declarou que o avião fazia o voo de retorno, em 6 de agôsto, quando então cerca de 1 hora antes do pouso em Frankfurt, a tripulação foi obrigada a tomar a medida preventiva de apagar o motor. A decisão teria sido tomada após a constatação de "dados confusos", em um indicador no painel da aeronave. O indicador mostrava um problema com a pressão de óleo.
A principal oficina de manutenção dos A380s da Lufthansa, fica em Frankfurt, e o avião, número de série 41, sofreu uma troca de turbina, para voltar à ativa o mais rápido possível.
Airbus
Inspeção
A inspeção da turbina revelou a presença de substãncias no filtro, contudo, a Lufthansa não deu maiores detalhes. A cia aérea tinha uma turbina reserva e o avião voltou a voar em 7 de agôsto.
Observação da editoria do AIRKRANE BGA
Até 6 de agôsto de 2010, existia um estoque de 234 Airbus A380s com compra confirmada. Atualmente, 34 unidades estão em serviço ativo.
Fonte: Air Transport Intelligence news/David Kaminski-Morrow
Tradução e edição: AIRKRANE BGA
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