Todos os 152 a bordo de avião no Paquistão morreram, diz autoridade

Ministro havia dito anteriormente que existiam cinco sobreviventes. Airbus 321 da paquistanesa AirBlue caiu com 152 próximo a Islamabad.

Equipes trabalham entre os destroços do acidente próximo a Islamabad nesta quarta-feira (28). (Foto: AP)

Ao menos 90 corpos foram resgatados nesta quarta-feira (28), após a queda de um Airbus 321 da companhia aérea paquistanesa AirBlue numa região montanhosa próximo a Islamabad, no Paquistão.

As agências de notícias haviam informado que cinco pessoas tinham sobrevivido. As informações mais recentes, no entanto, apontam que não houve resgate de sobreviventes até agora.



"A chance de haver quaisquer sobreviventes são muito pequenas. Recolhemos os restos de mais de 90 pessoas até agora", disse à agência Reuters Bin Yameen, oficial de polícia de Islamabad.

Um funcionário da embaixada dos EUA disse que dois americanos estariam entre as vítimas.

O avião, com 152 a bordo, caiu e pegou fogo na manhã desta quarta-feira (27) - início da madrugada no Brasil. O local da queda é íngreme e de difícil acesso. As equipes caminham por trilhas para chegar à região. O Exército informou que enviou três helicópteros e soldados para o local. O governo declarou dia de luto nesta quinta-feira.

O porta-voz da estatal que controla a aviação civil confirmou que voo cumpria a rota entre as cidades paquistanesas de Karachi, ao sul, e a capital, Islamabad, e acrescentou que a aeronave perdeu contato com a torre de controle minutos antes da queda.

O acidente ocorreu pouco antes da aterrissagem, durante forte chuva e sob nevoeiro. O avião caiu e explodiu nas Colinas de Margala.

A AirBlue começou a operar em 2004 com rotas domésticas e voos para os Emirados Árabes Unidos, Omã e Manchester, na Inglaterra. O porta-voz da companhia informou que esse foi o primeiro acidente da empresa e que uma investigação seria aberta.

Paquistanês observa restos do Airbus A-321 que caiu quando viajava entre Karachi e Islamabad/AP





QUEDA

O avião da companhia Air Blue, a segunda maior do Paquistão, decolou às 7h50 (23h50 de terça-feira em Brasília) da cidade de Karachi, no sul do país, com destino a Islamabad. A aeronave levava 146 passageiros e seis tripulantes a bordo e caiu nas Colinas de Margala, a norte da capital.

"O avião voava muito baixo e escutamos um forte barulho", disse uma moradora da região.

Cerca de 25 guardas florestais que trabalham no local, um parque nacional frequentado pela população da capital, chegaram ao local para iniciar o resgate. Os trabalhos são prejudicados pela chuva e por um denso nevoeiro.

"É difícil o acesso ao lugar, entre dois e três quilômetros no interior de uma zona de floresta", explicou o porta-voz da Autoridade Municipal de Islamabad (CDA, sigla em inglês), Ramzan Sajid Sajid, acrescentando que os corpos estão sendo levados a um instituto legista em helicópteros do Exército.

Equipes de resgate correm em direção ao local onde avião com 152 a bordo caiu, no Paquistão/Faisal Mahmood/Reuters

Em comunicado, o escritório de imprensa do primeiro-ministro, Yousef Raza Guilani, anunciou que ele já sobrevoou a zona do acidente junto a vários chefes de governos provinciais. Ele decretou dia de luto nacional e expressou "dor pelo trágico acidente".

No aeroporto, os familiares que aguardavam a chegada da aeronave choravam angustiados. "Não podemos explicar a dor que sentimos. Não sabemos se está vivo", disse Bilal Haider, que esperava seu irmão menor Abas, que foi a Karachi para uma entrevista de emprego.

A Airblue opera desde 2004 com Airbus A320 e A321 e realiza voos nacionais e internacionais a destinos como Dubai e Manchester (Reino Unido).

Fotos 

Helicóptero de resgate sobrevoa a região do desastre em meio à fumaça causada pelo incêndio que se seguiu ao choque do Airbus A-321 contra as montanhas/Aamir Qureshi/AFP
Membros de equipe de resgate e voluntários ajudam a retirar os corpos do local do acidente, na região das montanhas de Margala, perto da capital do Paquistão, Islamabad/Behrouuz Mehri/AFP
Helicóptero militar paquistanês retira corpos de vítimas dos destroços do desastre aéreo nos arredores de Islamabad, no Paquistão/Farooq Naeem/AFP
Equipe de resgate procura por sobreviventes em meio aos destroços do avião da Airblue, que se chocou em região montanhosa, no Paquistão/Adil Khan/AFP
Familiares dos passageiros que estavam no avião da Airblue rodeiam funcionário do aeroporto de Karachi, no Paquistão, para tentar conseguir mais informações sobre o acidente/Asif Hassan/AFP
Soldados paquistaneses e membros do serviço de resgate se preparam para chegar ao ponto em que o avião caiu. Aeronave transportava 152 pessoas – 146 passageiros e seis tripulantes/Str/EFE

Fontes: FOLHA - G1- TV Globo - Agências - CNN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails