Cooperação espacial entre EUA e China
Os Estados Unidos e a China concordaram em expandir conjuntamente seus esforços para exploração espacial, de acordo com nota divulgada pelos dois governos nesta terça-feira (17), em Pequim. O anúncio adianta que em 2010 ocorrerão visitas e trocas de experiências entre cientistas espaciais chineses e especialistas da Nasa (agência espacial norte-americana).
Falando a jornalistas no Japão, o diretor da agência e ex-astronauta, Charles Bolden, disse que a cooperação seria benéfica para ambos os lados, sobretudo financeiramente.
"Estou perfeitamente disposto, se essa é a orientação que me é dada, em tornar os chineses nossos parceiros em qualquer empreendimento espacial', afirmou, de acordo com a agência France Presse. 'Eles têm demonstrado a sua capacidade de fazer algo que somente duas outras nações têm feito, isto é, de colocar seres humanos no espaço. E essa é uma conquista que não se pode ignorar', afirmou.
A ISS (Estação Espacial Internacional, na sigla em inglês) é operada em um projeto de cooperação entre os Estados Unidos, Rússia, Canadá, Japão e a Agência Espacial Europeia.
Os chineses, por sua vez, lançaram três missões espaciais tripuladas desde 2003. No ano passado, eles completaram sua primeira caminhada espacial.
'Foi uma missão gloriosa, cheia de desafios com um resultado perfeito. Eu estou orgulhoso de meu país', disse à época o astronauta Zhai, primeiro chinês a andar no espaço.
Fonte: FOLHA
Nenhum comentário:
Postar um comentário