Colisão no ar em Nova York

Destroços das aeronaves caíram no rio Hudson.
Uma pessoa foi resgatada com vida, segundo a Guarda Costeira.


Barcos da polícia, dos bombeiros e da guarda costeira foram enviados ao local do acidente; destroços das aeronaves caíram no rio Hudson. (Foto: Reuters)


Destroços caíram no rio Hudson.

Um helicóptero de turismo se chocou no ar contra um pequeno avião em uma região próxima a Hoboken, no Estado de Nova Jersey, e os destroços caíram no rio Hudson, na divisa com o Estado de Nova York. A Guarda Costeira confirmou que uma pessoa foi resgatada com vida. A polícia não registrou vítimas até o momento, e as equipes de resgate estão fazendo buscas no local.

Segundo a autoridade de aviação norte-americana (FAA), o avião havia decolado do aeroporto de Teterboro, em Nova Jersey, mas não há informações sobre o número de pessoas a bordo. O avião era um Piper PA-32, que pode levar até seis passageiros, além do piloto.

Uma testemunha que estava em terra em Hoboken disse ter ouvido o barulho parecido com o de um escapamento de carro, e disse que depois viu o helicóptero caindo "como uma pedra". Segundo ele, o pequeno avião perdeu uma asa. "Os dois aparelhos iam na mesma direção e se chocaram sobre a água, e aí ouvi uma explosão", contou uma testemunha ao canal NY1.

Segundo a rede de TV CNN, havia seis pessoas no helicóptero. O helicóptero era operado pelo grupo Liberty Tours, que faz voos panorâmicos em Nova York.

O acidente ocorreu em região próxima ao local em que uma aeronave fez um pouso de emergência após atingir pássaros, em janeiro.

Atualização: 17:05BRT

Michael Bloomberg, prefeito de Nova York, confirmou em entrevista coletiva na tarde deste sábado (8) que dois corpos foram resgatados do rio Hudson, após o choque no ar entre um helicóptero de turismo e um pequeno avião. No total, nove pessoas estavam nas duas aeronaves, e o prefeito descartou a hipótese de haver sobreviventes.

A Guarda Costeira havia falado anteriormente no resgate de uma pessoa, mas a informação foi descartada por Bloomberg. O acidente deste sábado foi em uma região próxima a Hoboken, no Estado de Nova Jersey, e os destroços caíram no rio Hudson, na divisa com o Estado de Nova York.

Barcos da polícia, dos bombeiros e da guarda costeira foram enviados ao local para fazer as buscas. Das nove possíveis vítimas, três estavam no avião e seis no helicóptero. Entre os dois passageiros do avião havia uma criança, e o helicóptero levava cinco turistas italianos, além do piloto.

Bloomberg descartou as chances de encontrar pessoas com vida. “Não haverá um final feliz”, afirmou, acrescentando que essa deixou de ser uma missão de resgate de sobreviventes.

O prefeito também informou que destroços de uma aeronave foram encontrados no rio, mas disse que ainda não dá para precisar se é do avião ou do helicóptero.

As causas do acidente ainda não estão claras e serão investigadas pela National Transportation Safety Board, organização dos EUA responsável pela segurança nos transportes.

Aeronaves

Segundo a autoridade de aviação norte-americana (FAA), o avião Piper PA-32 havia decolado do aeroporto de Teterboro, em Nova Jersey, e ia para Ocean City.

Já o helicóptero Eurocopter AS 350, operado pelo grupo de voos panorâmicos Liberty Tours, havia acabado de decolar de um heliporto em Manhattan. A empresa divulgou em seu site que é a maior operadora de helicópteros de turismo e fretamento do nordeste dos EUA.

Na hora do acidente, as condições climáticas eram favoráveis.

Há dois anos, um helicóptero da Liberty enfrentou problemas também sobre o rio Hudson, durante um passeio turístico. Na ocasião, o piloto conseguiu posar com segurança e tirar da aeronave sete passageiros.




Equipes de resgate procuram por destroços no Rio Hudson. (Foto: Robert Mecea/AP Photo)

Fontes: G1- CNN - THE NEW YORK TIMES

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails