Veja álbum com fotos aéreas do sul do Pará.
Quem vê as imagens aéreas da Amazônia registradas pelo fotógrafo Rodrigo Baleia não imagina o perrengue que é conseguir essas cenas. Para obter bons retratos da floresta não é necessário apenas ter um bom olhar, mas também uma bela dose de coragem.
No final de julho, Baleia sobrevoou o sul do Pará e norte de Mato Grosso. Convidado pelo Greenpeace, ele fotografou pontos recém-desmatados, e conseguiu flagrar trechos de floresta sendo derrubados e queimados para ceder lugar a pastos e campos agrícolas.
Rodrigo Baleia deixou São Paulo e foi morar em Manaus para se dedicar a registrar a Amazônia. (Foto: Rodrigo Baleia/Greenpeace)
O fotógrafo diz que sua tarefa não é simples. “Tenho que abrir a janela do avião no momento exato, senão eu derrubo o avião”, conta Baleia, que faz questão de apontar a máquina fotográfica para o chão sem ser atrapalhado pelos vidros da aeronave.
Outro problema, de acordo com ele, é a tensão entre os passageiros. Ficar horas em um avião apertado, chacoalhando e muitas vezes enfrentando clima desfavorável, não faz bem à convivência. “É uma situação estressante. Quando o avião começa a tremer, é um pavor generalizado”, explica.
Os trancos também não fazem bem à fotografia. “Eu uso uma lente que tem estabilizador de imagem. Sem isso, a imagem fica muito borrada.”
Combustível extra
Conseguir boas imagens aéreas envolve custos pesados. Muitas vezes, o avião tem que baixar a altitude e dar várias voltas sobre o alvo de Baleia, gastando mais combustível do que em uma viagem comum. “Eu sei que tenho um limite de voltas para dar. No máximo dou duas voltas sobre um ponto que eu achar interessante.”
Para conseguir os melhores ângulos, o fotógrafo conta com a ajuda do piloto, que quando vê alguma cena interessante posiciona o avião do lado correto – já que nem todas as janelas podem abrir –, e diminui a velocidade.
Não bastassem todas esses desafios, Baleia ainda tem que contar com um pouco de "sorte meteorológica", já que a cor do céu faz toda diferença nas imagens. “Há determinados períodos em que as fotos ficam boas. Na época das chuvas, as nuvens são bonitas e o céu é azul. Na seca, há muitas partículas em suspensão, que deixam uma névoa branca no céu”, explica.
Apesar de todas as dificuldades, a paixão por imagens da Amazônia fez Baleia abandonar São Paulo e ir para Manaus, de onde envia seus trabalhos para agências mundo afora. “Quando eu olho quatro mil hectares de floresta destruída, sei o quanto de vida tem ali embaixo. São milhares de anos de evolução, e o homem chega ali e derruba. É isso que eu quero poder mostrar.”
Fonte: G1
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