Os reguladores europeus da EASA divulgaram hoje, um determinação obrigatória, exigindo que as cias aéreas que operam Boeings 777 dotados de turbinas Rolls-Royce,Trent 800, troquem um componente das mesmas, numa tentativa de evitar-se acidentes como a perda do avião da Briish Airways, em Heathrow, ano passado.
A Rolls-Royce reprojetou o componente responsável pelo aquecimento de combustível das turbinas, no caso, o ´´fuel-oil heat-exchanger (FOHE)´´, das turbinas Trent 800 que são empregadas nos Boeing 777.
O FOHE tem a função de aquecer o combustível e ao mesmo tempo esfriar a temperatura do óleo, transferindo calor do segundo para o primeiro; contudo, acredita-se que durante o voo da BA, e talvez em outros, ele tenha sido tomado pelo gelo no combustível, o que teria dado condições para o gelo acumular na secção frontal do FOHE e assim restringindo o fluxo do combustível.
Como resultado,ambas as turbinas sofreram severas reduções de força e o avião acabou fazendo um pouso ´´ duro´´, dentro do perímetro do aeroporto, mas varando a pista. A Aeronave teve perda total.
O mesmo fenômeno,suspeita-se, pode estar por trás do incidente ocorrido com um 777 da Delta Airlines. Investigadores americanos e ingleses exigiram da Rolls-Royce, o reprojeto do dispositivo.
Por meio de um AD ou ´´ airworthiness directive´´, a Agência Européia de Segurança da Aviação,(EASA), determina que os operadores devem trocar o FOHE até o fim do próximo ano, ou em aeronaves que atinjam 6.000 horas de voo; o que ocorrer primeiro.
O AD menciona: ´´ Investigações e análises dos incidentes,determinaram que sob certas condições ambientais, poderá ocorrer acumulação de gelo,nas paredes das mangueiras de combustível, no interior do sistema de combustível do avião, o que poe causar com que o gelo vá se espalhando pelo sistema, conforme aumenta-se a demanda de combustível pela turbina. O gelo então, acaba por acumular na secção frontal do FOHE,limitando assim o fluxo de combustível.´´
´´ Este tipo de congelamento, era desconhecido e cria concentrações de gelo em áreas para as quais não houve certificação´´.
´´ Com o propósito de diminuir os riscos de bloqueio duplo das turbinas , em função do bloqueio do FOHE, nas turbinas Trent 800, utilizadas nos Boeing 777; uma situação potencialmente inegura, esta AD instrui a substituição do FOHE,incorporando-se uma nova versão que garante um melhor desempenho tanto em evitar-se o acúmulo de gelo, como nas tarefas de ´de-icing´.´
Fonte: EASA
Tradução: JACK
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