Aeronáutica coleta primeiros destroços do Airbus

Helicóptero retirou um pallet e duas boias na tarde desta quinta, a 500 quilômetros de Fernando de Noronha

O brigadeiro Ramon Borges Cardoso, diretor do departamento de Controle do Espaço Aéreo da Aeronáutica, afirmou que o helicóptero que opera em conjunto com a fragata Constituição já fez a primeira coleta de destroços do Airbus da Air France desaparecido na madrugada de segunda-feira, 1. Em entrevista à TV Bandeirantes, ele afirmou que a coleta do material foi feita após o meio-dia desta quinta-feira, 4.

De acordo com nota do Comando da Aeronáutica, foi resgatado um suporte para acomodação de cargas em aviões (pallet), de aproximadamente dois metros e meio, e duas boias. Os objetos recolhidos foram vistos pelo avião C 130 Hércules, das Força Aérea Brasileira, em área a 500 quilômetros de Fernando de Noronha.

A Marinha informou na manhã desta quinta, que mais uma embarcação chegou ao local das buscas e foram achados novos destroços do Airbus da Air France durante a madrugada. A fragata "Constituição", com 200 marinheiros, se junta a outras duas embarcações que trabalham na região a cerca de 650 quilômetros de Fernando de Noronha. As equipes devem atuar num raio de 230 quilômetros. Mais um navio brasileiro, o "Bozízio", chegará à região nas próximas horas para integrar-se às operações.

A prioridade das equipes neste quarto dia de buscas é o recolhimento de destroços do Airbus, uma vez que não foram achados corpos na região até agora, informou a Força Aérea Brasileira (FAB). No entanto, se forem encontrados corpos dos passageiros, eles voltam a ser prioridade e devem ser recolhidos imediatamente, afirma o tenente-brigadeiro Ramon Borges Cardoso, diretor do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea).

Durante as buscas realizadas na madrugada, a Aeronave R-99, da FAB, identificou novos pontos em que estão flutuando destroços, desta vez a sudoeste das ilhas de São Pedro e São Paulo. Outros cinco aviões militares também decolaram de Natal com destino à área. Trata-se de três cargueiros Hércules C-130, um P-3 Orion, da Força Aérea dos Estados Unidos, e um Falcon, francês. No total, 11 aeronaves estão mobilizadas nas operações de buscas na região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails