Constantino Jr. deixa direção da Gol após reestruturação e cortes

O paulista Paulo Sérgio Kakinoff, 37, atual presidente da Audi, será o novo presidente da Gol Linhas Aéreas.


Ele assume a companhia aérea em 2 de julho. Constantino de Oliveira Júnior, controlador e presidente da Gol desde a fundação, em 2001, ficará no Conselho de Administração, como presidente.

O anúncio estava previsto para amanhã, mas foi antecipado com o vazamento da informação na tarde desta segunda-feira.

Kakinoff era conselheiro da Gol desde janeiro de 2010. Ele estava havia quase 20 anos no grupo Volkswagen (controlador da Audi), onde iniciou a carreira como estagiário.

O empresário teve uma ascensão rápida na montadora, tendo comandado a diretoria para a América Latina da Volkswagen na matriz alemã, até assumir o comando da Audi, há dois anos.

Kakinoff e Constantino Júnior, 43, têm em comum o gosto pela automobilismo. Júnior é piloto de carro de corrida e foi campeão da Copa Porsche no ano passado.

CORTES

Júnior entrega a presidência-executiva para Kakinoff depois de ter reduzido custos.

Desde o início do ano, Júnior demitiu cerca de mil funcionários, como parte de um drástico plano de reestruturação para recuperar a rentabilidade da companhia, além de ter cortado voos.

No ano passado, a Gol teve prejuízo de R$ 710 milhões, por conta, principalmente, de custos elevados de combustível e câmbio.

Mas os cortes, que atingiram também a cúpula da companhia, deixaram o empresário sobrecarregado e sem tempo para se dedicar a questões mais estratégicas.

Hoje, a empresa tem apenas duas vice-presidências (técnica e financeira). A vice-presidência comercial e de pessoal foi eliminada na reestruturação.




Fonte: FOLHA DE S PAULO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails