Chávez exibe avião não tripulado da Venezuela

Drone tem 'função de reconhecimento', disse o presidente. Ele foi desenvolvido com apoio de Irã, Rússia e China e deve ser exportado. 


O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, exibiu nesta quarta-feira (13) o primeiro avião não tripulado - para uso civil e militar - fabricado na Venezuela, com o apoio de Irã, Rússia e China, destacando que já prevê sua exportação, ao lado de outras armas de fabricação nacional. É "um dos três aviões que já fabricamos aqui e vamos seguir fabricando (...) e não apenas para uso militar, mas também para emprego civil", disse Chávez durante reunião com comandantes no ministério da Defesa.

 O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, ao lado do ministro da Defesa, Henry Rangel Silva, durante visita ao ministério nesta quarta-feira (13) em Caracas (Foto: AFP)

Os aviões não tripulados (drones) foram desenvolvidos com a ajuda de "Rússia, China, Irã e outros países aliados", revelou Chávez, que atualmente se recupera do tratamento de radioterapia contra um câncer. O presidente citou ainda o progresso da construção da fábrica de fuzis AK103, com o apoio da Rússia, que deve produzir 25 mil armas e até 70 milhões de balas ao ano. "É um direito nosso, que não teríamos se fôssemos uma colônia, mas somos um país livre e independente"

O general Julio Morales, presidente da Companhia Anônima Venezuelana de Indústrias Militares (Cavim), precisou que o drone "não transporta armamento", tem raio de ação de 100 km, "autonomia de voo de 90 minutos e pode atingir uma altitude de 3.000 metros". Segundo Morales, é "um sistema de aviões não tripulados exclusivamente para defesa" com "função de reconhecimento", que pode ser utilizado para "trabalho de vigilância de tubulações, florestas, estradas, diques e qualquer outra estrutura".

O drone foi montado com peças fabricadas na Venezuela sob a orientação de engenheiros militares capacitados no Irã. O avião tem 4 metros de envergadura por 3 metros de comprimento, e pode transmitir em tempo real e simultaneamente fotos e vídeos de observação, incluindo "imagens noturnas" em um futuro próximo, destacou Morales.

 O drone iraniano, Arpia, montando na Venezuela sob licença

Fontes: G1 - AFP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails