Voos continuam cancelados devido às cinzas de vulcão

Influência do vulcão poderá durar meses

Voos das companhias aéreas Gol, TAM, Aerolíneas Argentinas, Pluna e Lan, com origem e destino nas cidades de Buenos Aires (Argentina), Montevidéu e Punta del leste (Uruguai), continuam cancelados na manhã desta terça-feira, segundo informações da Infraero (estatal que administra aeroportos no Brasil).

Uma mudança repentina nos ventos impediu, na noite de ontem, a reabertura dos terminais de Buenos Aires, após 24 horas seguidas de cancelamentos de voos por causa das cinzas do vulcão chileno Puyehue --que entrou em erupção no último dia 4 e, desde então, prejudica os voos no Cone Sul.

Segundo as autoridades aeroportuárias da Argentina, o espaço aéreo deve permanecer fechado ao menos até o meio dia de hoje.

Para mais informações, os passageiros da Gol podem entrar em contato com a companhia pelos números: 0300-115-2121 (Brasil); 0810-266-3232 (Argentina); e 5098-2403-8007 (Uruguai).

A TAM aconselha seus clientes a ligarem para a Central de Atendimento da companhia, nos telefones 4002-5700 (capitais) e 0800-570-5700 (demais localidades), para maiores informações ou para remarcar seus voos. Para clientes que estão fora do país, a TAM disponibiliza os seguintes telefones: 0810-333-3333 (Argentina) e 000-4019-0223 (Uruguai).



BRASIL

Na segunda-feira, as cinzas vulcânicas provocaram o cancelamento de mais de 70 voos entre aeroportos brasileiros e da Argentina, Uruguai, Paraguai e Chile.

O balanço considera os aeroportos de Cumbica (Grande São Paulo), Galeão (Rio) e Salgado Filho (Porto Alegre) e as companhias Gol, TAM, Aerolíneas Argentinas, LAN, Pluna e BQB.

A maior parte dos voos tinha como destino Buenos Aires (Argentina) e Montevidéu (Uruguai), cujos aeroportos foram fechados na noite deste domingo (12). Também foram afetados voos para Santiago (Chile), Assunção (Paraguai), Rosário e Rivera (Argentina).

A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) emitiu comunicado ontem recomendando aos passageiros com voos de e para os aeroportos da região Sul, assim como Argentina, Uruguai, Paraguai e Chile, que consultem a companhia aérea antes de se dirigir ao aeroporto.

Ainda segundo a agência, as companhias aéreas devem garantir aos passageiros os direitos previstos pela resolução 141, válida em todo o país, independentemente da nacionalidade da empresa.

CINZAS

A nuvem de cinzas chegou ao município de Chuí (518 km de Porto Alegre), no extremo sul gaúcho, no início da tarde, de acordo com a Aeronáutica.

As cinzas, porém, devem ficar restritas à região. Segundo a Aeronáutica, o último boletim emitido pelo Volcanic Ash Advisory Centre da Argentina, instituto responsável pelo monitoramento da situação no Cone Sul, indica que a nuvem não deve avançar sobre o espaço aéreo brasileiro, mantidas as atuais condições atmosféricas.

Ainda segundo Brito, as informações recebidas pelo Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea apontam que o vulcão perdeu força, mas continua emitindo fumaça.

Na sexta-feira (10), as cinzas do vulcão já haviam chegado ao Rio Grande do Sul, mas deixaram totalmente o Estado no dia seguinte.

TAM e Gol suspendem voos para Buenos Aires e Montevidéu

A TAM informou na manhã desta segunda-feira que foram suspensos os voos com destino ou partida nas cidades de Buenos Aires, na Argentina, e Montevidéu, no Uruguai. Até a manhã de hoje, a restrição da empresa era apenas ao aeroporto da capital argentina, em decorrência das cinzas o vulcão Puyehue, no Chile.

Além da TAM, a Gol já tinha anunciado na noite de ontem (12) restrições às mesmas cidades.

Já a Aerolíneas Argentinas informou que seus voos com origem e destino nos aeroportos de Ezeiza e Aeroparque, em Buenos Aires, estão cancelados, pelo menos, até as 14h de hoje.

De acordo com a FAB, a nuvem de cinzas está no espaço aéreo da Argentina e do Uruguai. O Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea brasileiro está monitorando a evolução do quadro pela proximidade a região Sul do país.

Na semana passada, diversos voos já tinham sido afetados. Na sexta-feira, foram registrados mais de 100 partidas canceladas nos aeroportos de Cumbica, em Guarulhos (Grande SP), do Galeão, no Rio, e Salgado Filho, em Porto Alegre.

Para mais informações, os passageiros da Gol podem telefonar para a central de relacionamento da Gol nos números: 0300-115-2121 (Brasil); 0810-266-3232 (Argentina); e 5098-2403-8007 (Uruguai). Informações atualizadas estão sendo publicadas no blog da GOL.

A TAM, por sua vez, aconselha seus clientes a ligarem para a Central de Atendimento da companhia, nos telefones 4002-5700 (capitais) e 0800-570-5700 (demais localidades), para maiores informações ou para remarcar seus voos.

Para clientes que estão fora do país, a TAM disponibiliza os seguintes telefones: 0810-333-3333 (Argentina) e 000-4019-0223 (Uruguai).

Fontes: FOLHA DE S PAULO - Agências

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails