Resgatado primeiro corpo do voo AF 447

Corpo ainda estava atado a assento do Airbus da Air France. Acidente em 2009 matou 228 pessoas no Oceano Atlântico.

O primeiro corpo de uma vítima do acidente do voo 447 da Air France, entre Rio e Paris, foi recuperado nesta quinta-feira (5), segundo a polícia francesa, citada pela France Presse.

O avião caiu no Oceano Atlântico em 2009, com 228 pessoas a bordo.

Em comunicado, a Direção Geral da Gendarmeria Nacional da França afirma que, "depois de uma tentativa fracassada", os restos mortais de uma das vítimas conseguiram ser trazidos à bordo do barco "Isle de Sein", durante a madrugada.

Os despojos estavam ainda atados a um dos assentos do voo, a uma profundidade de 3.900 metros, e pareciam degradados, segundo o comunicado da polícia francesa.

Os trabalhos para tentar recuperar os corpos havia iniciado na véspera, segundo fontes próximas à operação.

"As tentativas de recuperação são feitas em condições particularmente complexas e até agora inéditas", continua o comunicado. "Persistem fortes incertezas sobre a possibilidade técnica da recuperação dos corpos."

Oito pessoas da gendarmeria francesa estão a bordo do navio participando dos trabalhos.

A polícia francesa afirma que haverá uma tentativa de identificar o corpo pelo exame de DNA, em paralelo com a análise das caixas pretas do Airbus, já recuperadas.

Um das caixas-pretas, com o dispositivo que grava as informações da cabine, foi encontrada na terça-feira.

A outra caixa, que grava a atividade dos instrumentos de voo, foi achada no domingo passado, e o estado exterior de ambas "é bom", disse Jean-Paul Troadec, diretor do Escritório de Investigações e Análises (BEA) encarregado das buscas.

Embora o achado do material seja considerado "um grande passo para a compreensão do acidente", resta saber se será possível resgatar os dados de seu interior, pois há o receio de que o óxido e a pressão tenha danificado os instrumentos de gravação.

Fontes: G1 - AFP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails