A pedido de Obama, astronautas vão desencaixotar humanoide R2

Robonaut vai realizar primeiras tarefas

Faz nove dias que o Discovery partiu da Terra em direção à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), lotado com materiais de reposição. Além da carga, a nave também levou o primeiro humanoide em uma missão, que até agora passou despercebido e não foi desencaixotado.

Humanoides Robonaut 2 que foram desenvolvidos pela Nasa; um deles já está na ISS e deve ser testado em breve/Robert Markowitz/AP

Durante um telefonema do presidente dos Estados Unidos à tripulação que está alojada na ISS, na última terça-feira, isso foi motivo de gracejos. Obama pediu para que tirem o Robonaut 2 do cargueiro o quanto antes, informa a agência de notícias Associated Press.

O plano inicial da Nasa (agência espacial dos EUA) era esperar alguns meses para só depois voltar a atenção ao R2, como é chamado.

Com o pedido pessoal do presidente, a tripulação terá de agilizar o trabalho. Os integrantes da missão terão dois dias a mais do previsto para retirar o R2 de seu compartimento do Discovery, já que o retorno da nave à Terra foi postergado por dois dias e passou para o próximo dia 9.

A astronauta Catherine Coleman, que também é engenheira, está ansiosa para ver como o R2 vai se comportar em um ambiente de gravidade zero.

O humanoide, que só tem a parte da cintura para cima, será testado como um auxiliar dos astronautas.

Fontes: FOLHA - NASA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails