Lançamento de satélite que estudaria clima da Terra fracassa

Pelos planos da Nasa, o Glory ficaria em órbita durante três anos.

O foguete Taurus, cuja missão era levar o satélite Glory ao espaço para estudo dos raios solares e suas influências sobre o clima da Terra, caiu no oceano Pacífico nesta sexta-feira.

O lançamento da base da Força Aérea de Vandenberg, na Califórnia, começou por volta das 2h desta madrugada (horário local).

 Imagem do foguete Taurus na base de lançamento da Califórnia, nos EUA; projeto consumiu US$ 424 milhões/Efe

A falha ocorreu na capa protetora do foguete, que não se desprendeu aos três minutos após a partida, como estava previsto, segundo informações da Nasa (agência espacial americana).

Como consequência, o Taurus não alcançou a velocidade necessária para entrar em órbita.

A Nasa já passou pelo mesmo problema dois anos atás, quando tentou enviar um satélite que tinha também como missão a pesquisa climática, no caso, o aquecimento global. O foguete que carregava o módulo também se perdeu no oceano, perto das águas da Antártida.

ESTUDO

Pelos planos da Nasa, o Glory ficaria em órbita durante três anos. O satélite forneceria dados sobre a interferência de partículas emitidas pelo Sol no clima terrestre e também faria o monitoramento da radiação solar.


O projeto, que demandou uma verba de US$ 424 milhões, também previa o estudo das partículas conhecidas como aerossóis, que refletem e captam raios solares. A maior parte das emissões ocorre naturalmente --vulcões, incêndios florestais e tempestades do deserto são algumas fontes--, mas pode ser originada pela queima de combustíveis fósseis.

A Nasa informou que uma equipe para investigar as causas do acidente foi formada.

Fonte: FOLHA - NASA - Agências

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails