Coalizão inicia ataques contra Líbia

Ataques contra infraestrutura do governo líbio começam

US Navy

As forças militares americanas e britânicas, lançaram mísseis Tomahawk contra alvos chave da infraestrutura líbia, enquanto a aviação francesa atacou forças terrestres do governo líbio, leais à Gaddafi, na região de Bengazi.

Mais de 100 míssies Tomahawk, lançados de submarinos americanos e fragatas, deram início ao ataque, tendo como alvos primários, os sistemas de defesa antiaérea no entorno da capital líbia,Trípoli,. e em partes do litoral do país.

O Ministro de Defesa britânico, declarou que um submarino da classe Trafalgar, lançou vários mísseis Tomahawks, como parte de uma ação coordenada de ataques contra o sistema de defesa aéreo líbio.

O governo francês informou que oito caças Rafale, dois Mirage 2000D`s e dois Mirage 2000-5`s (na foto abaixo), estiveram envolvidos na ação militar de hoje. A França também empregou seis de seus aviões tanque C-135 e um E-3F AWACS, em apoio à missão militar.


 EMA/French air force



Novas imagens foram divulgadas pelo Ministério de Defesa britânico, mostrando esquadrilhas da Força Aérea Real (RAF), preparando caças Panavia Tornado GR4, na base aérea de Marham, e Norfolk e Typhoons Eurofighter, nas bases em Coningsby e Lincolnshire.



 Cpl Nik Howe/Crown Copyright

 SAC Chris Davidson/Crown Copyright



 Os EUA,Grã-Bretanha e França, estão entre as principais nações a disponibilizar forças militares objetivando restringir as ações do regime líbio, após o Conselho de Segurança das Nações Unidas, aprovar a Resolução 1973. Também fazem parte da coalização, o Canadá e a Itália. Vários países da Liga Árabe apoiam a ação.



Fonte: Craig Hoyle /Flightglobal - CNN
Tradução e edição: AIRKRANE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails