Aviação francesa começa a atacar forças de Kadafi na Líbia

Tanque foi destruído às 13h45 ; 20 caças Rafale patrulham área de 15 mil km² em torno de Benghazi
O ministério da Defesa francês informou neste sábado, 19,que um de seus caças Rafale fez seu primeiro disparo contra um veículo militar na Líbia. A intervenção militar no país para implementar a resolução 1973 do Conselho de Segurança das Nações Unidas foi anunciada no final da manhã de hoje pelo presidente Nicolas Sarkozy.

"O primeiro alvo foi identificado e destruído às 16h45 GMT (13h45 em Brasília)", disse o porta-voz do ministério da Defesa da França Laurent Teisseire. A operação envolve 20 caças em uma área de 100 km por 150 km em torno da capital rebelde, Benghazi.

Ainda de acordo com o Teisseire, o porta-aviões Charles de Gaulle irá para a Líbia no domingo. O comando central da operação ainda está sendo montado.

Caça francês Rafale decola da base de Saint-Dizier, rumo à Líbia; governo confirmou primeiro ataque no país/Sebastien Dupont/AFP


Jatos franceses e italianos já haviam começado a sobrevoar o território líbio em missões de reconhecimento desde o final da manhã (horário de Brasília). A missão está sendo liderada por França e Reino Unido e conta com a participação de EUA, Catar e outros países europeus.

"Nossos aviões já estão impedindo ataques aéreos em Benghazi. É hora da França, ao lado de seus aliados, assumir sua responsabilidade perante a História", disse Sarkozy ao anunciar a intervenção.

O presidente acusou Kadafi de desdenhar os ultimatos internacionais e prometeu agir para conter o que chamou de 'loucura assassina' na Líbia. "Nosso dever é apoiar os povos árabes. Nossa determinação é total".

O premiê italiano, Silvio Berlusconi, ofereceu a base da Otan em Nápoles como centro de comando da operação contra o ditador Líbio.

Fontes: O ESTADO DE S PAULO - Agências

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails