A Boeing apresenta o novo 747-800I com novo arranjo de cores/Flightglobal
A Boeing apresentou hoje, o maior jato já fabricado pela empresa, o 747-8 Intercontinental, que segunda ela é muito mais eficiente no quesito comsumo de combustível; mais silencioso e mais ecológico que seu predecessor, o 747-400.
O novo jato foi apresentado perante uma multidão de aproximadamente 10 mil pessoas, formada de clientes, oficiais do governo, jornalistas e funcionários da companhia.
O avião apresenta um novo arranjo de cores vermelho-laranja, estilo sol nascente, criado exclusivamente para o modelo. O novo arranjo de cores representa uma ruptura em relação ao tradicional arranjo azul da companhia.
Segundo a Boeing, o novo arranjo de cores, homenageia clientes chaves da Boeing, cujas culturas reconhecem tais cores como símbolos de prosperidade e boa sorte. Uma clara referência às cias aéreas asiáticas. Isto porque a Boeing elegeu a Ásia como principal mercado para o novo 747-8I e para o rival A380.
Apresentando uma asa inteiramente nova, com design supercrítico; controles fly-by-wire;maior empenagem; novos aviônicos para uma navegação precisa e dotado de um interior inspirado no 787, além das novas turbinas General Electric GEnx-2B e sendo 5,6 metros mais longo que o 747-400, o novo 747-8I é a evolução do ícone que se tornou a família 747.
Os números
A Boeing informou que o novo jato, oferece 12% de economia em sua operação, em comparação ao 747-400, sendo que ofereceria uma economia de combustível de 16% e 16% menos emissões de poluentes. Já as emissões de ruído seriam 30% menores.
Com 76,3 m de comprimento, o novo Jumbo tem um alcance de 14.800 km e um peso máximo de decolagem de 442,2 toneladas métricas.
O programa 647-8 Intercontinental, nasceu em dezembro de 2006 e é a culminação de um debate sobre o futuro da Boeing no segmento dos grandes aviões, que consumiu quase uma década. Com capacidade de acomodar 467 passageiros em três classes, o 747-8I é o maior avião já produzido em seus quase cem anos de história.
Pela primeira vez, um novo avião não terá como cliente de lançamento, uma cia aérea. O primeiro exemplar será entregue no último trimestre de 2011 e imediatamente será enviado a um centro especializado em conversões para uma configuração VIP, nos moldes dos Business Jets da Boeing. Maiss sete deles receberão a configuração Business Jet.
A cia aérea alemã, Lufthansa, espera receber seu primeiro avião do novo modelo, entre os 20 encomendados, no início de 2012; configurado para acomodar 386 passageiros em três classes.
Certificação
O primeiro 747-8I tem previsão para realizar o primeiro voo entre março e abril deste ano e se tudo correr bem, após 600 horas de voos de testes, poderá receber a certificação da FAA, em meados de outubro.
Até agora, a Boeing recebeu 33 encomendas firmes do modelo, sendo que a Lufthansa encomendou 20 unidades. A Korean Air, encomendou 5 unidades.
Mais Fotos
Fonte: Jon Ostrower/Flightglobal/ Fotos: Fligthglobal e Boeing
Ttadução e edição: AIRKRANE
Nenhum comentário:
Postar um comentário