Bomba explode em aeroporto de Moscou e deixa ao menos 35 mortos e 150 feridos

Explosão ocorreu no desembarque internacional do maior aeroporto russo.

Vista geral do Aeroporto Internacional Domodedovo, em Moscou, após o atentado a bomba ocorrido nesta segunda-feira/Pavel Golovkin-26.dez.2010/AP

Uma bomba explodiu no Aeroporto Internacional Domodedovo, em Moscou, deixando ao menos 35 mortos e 150 feridos, informou a agência estatal RIA Novosti citando fontes do Ministério da Saúde russo.

Mais cedo o porta-voz da agência russa de aviação civil, Sergei Izvolsky, já havia confirmado à agência RIA Novosti que havia mortos entre as vítimas.

De acordo com a CNN, todos os voos que aterrissariam nos terminais de Domodedovo estão sendo direcionados para os outros dois aeroportos da capital russa, Vnukovo e Sheremetievo, que operam em alerta máximo de segurança.

Estima-se que os explosivos tenham sido detonados na área de bagagens do terminal de chegadas internacionais do Domodedovo, que é o mais movimentado dos três aeroportos comerciais de Moscou.

Já outras fontes dizem que o incidente teria sido provocado por um homem-bomba, também segundo a Interfax, às 16h32 locais (11h32 do horário brasileiro de verão).

Um vídeo postado no site de compartilhamentos YouTube mostra o que seria o local pouco após a explosão, num cenário de destruição, com corpos espalhados pelo chão.

O porta-voz do Comitê de Instrução da Procuradoria da Rússia, Vladimir Markin, confirmou que a explosão foi um atentado terrorista.

A agência Interfax diz que autoridades se deslocam ao local onde bombeiros e equipes de resgate já prestam os primeiros serviços e que o governo ordenou que estações de metrô e prédios oficiais sejam vasculhados em busca de materiais explosivos.

O presidente russo, Dmitri Medvedev, prometeu perseguidos e punir os responsáveis pelo ataque suicida. "A segurança será reforçada em terminais de transporte de grande porte", afirmou o presidente por meio do Twitter. "Lamentamos as vítimas do ataque terrorista no aeroporto de Domodedovo. Os organizadores [do atentado] serão perseguidos e punidos."

O maior ataque terrorista dos últimos anos na capital russa ocorreu em março de 2010 quando duas mulheres suicidas da região do Daguestão detonaram explosivos no metrô, matando 40 pessoas.

Paramédicos retiram ferido pelo atentado desta segunda-feira (24) em aeroporto que serve Moscou. (Foto: AFP)


Equipes resgatam feridos em ataque ao terminal de chegadas internacionais do principal aeroporto da capital da Rússia/Denis Sinyakov /Reuters

Aeroporto e Segurança

A imprensa russa relatou que fumaça se erguia do local, e pessoas em pânico, algumas sujas de sangue, fugiam pelas saídas de emergência.

A polícia intensificou a segurança no aeroporto e no metrô da cidade em seguida à explosão, segundo a agência Interfax. Relatos no Twitter indicam que ninguém entrava ou saía do aeroporto.

O Domodedovo é o aeroporto mais moderno de Moscou, mas sua segurança já havia sido questionada anteriormente pela imprensa.

Em 2004, dois suicidas embarcaram em aviões lá após teremo comprado passagens ilegalmente de funcionários do próprio aeroporto. Eles se explodiram em pleno ar, matando 90 pessoas em dois aviões.

Construído em 1964, o Domodedovo fica a cerca de 42 km a sudeste do centro de Moscou. Ele é o maior dos três principais aeroportos que servem à capital, e teve movimento de 22 milhões de passageiros em 2010.

O ataque derrubou o mercado de ações local Micex, que trabalha principalmente em rublos, em cerca de 2%.

Medvedev

 O presidente da Rússia, Dimitri Medvedev, disse que os responsáveis pelo ataque serão descobertos e punidos.

"A segurança vai ser reforçada nos principais ramais de transporte", disse ele no site de microblogagem Twitter.

Medvedev também adiou sua viagem a Davos, na Suíça, onde participa do Fórum Econômico Mundial.

Março de 2010

Moscou foi palco de um grande ataque terrorista em março de 2010, quando duas mulheres-bombas procedentes do Daguestão explodiram-se no metrô, matando 40 pessoas.

O governo da Rússai luta para conter a insurgência islâmica no Cáucaso do Norte, de maioria muçulmana.



Mais fotos

Fontes: G1 - FOLHA DE S PAULO - Agências - TV Globo - CNN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails