Avião eletro-alimentado alemão, fará primeiro voo em fevereiro

A alemã PC-Aero agiliza desenvolvimento de novo avião movido por energia elétrica.

O rollout do Elektra One, da PC-Aero/Foto: PC-Aero

A fabricante alemã de aviões, PC-Aero, avança rapidamente no desenvolvimento de seu avião monoposto, movido a eletricidade, o Elektra One. O avião produzido em material composto, passou por testes estáticos pouco antes do natal e a companhia planeja um primeiro voo dentro de algumas semanas.

O Elektra One é o primeiro de uma série de três aviões movidos a eletricidade, planejados pela PC-Aero, segundo declarou Calin Gologan,CEO da empresa. A PC-Aero, também pretende construir versões para 2 e 4 ocupantes, nos próximos anos,

A PC-Aero confia que o motor de 21 HP e 16 Kw, possa mover o Elektra One a uma velocidade acima de 160 km/h

O Elektra One,da PC-Aero, em testes estáticos de cargas nas asas/Foto:PC-Aero


O projeto do novo avião movido a energia elétrica, teve sua divulgação ao público em abril de 2010, durante o evento Aero Friedrichshafen, um dos principais eventos aeronáuticos comerciais da Europa. Na época, o avião era apenas uma fuselagem, contudo, em novembro, a companhia demonstrou o funcionamento de um motor elétrico no avião, (vídeo abaixo), e agora com os testes estáticos já completados, a PC-Aero planeja a realização do primeiro voo em fevereiro.


Além deste projeto, a companhia está desenvolvendo a idéia de um hangar solar para acomodar os aviões. A companhai afirma que um hangar com um teto de 132 m quadrados, coberto com painéis solares, o avião lá guardado poderia voar por mais de 300 horas, com a carga máxima das baterias. (Cálculo baseado na radiação solar no sul da Alemanha).

Existem planos para uma versão com uma maior envergadura das asas e painéis solares embutidos na fuselagem,para complementar a fonte de energia da aeronave, tanto no solo como em voo. Fala-se inclusive, em uma versão acrobática, com mais que o dobro de potência e fuselagem reforçada.

Fonte: WIRED/Jason Paur
Tradução e edição: AIRKRANE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails