Anac vai reduzir número de voos da Webjet

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) deverá anunciar nas próximas semanas a redução da malha da Webjet, tanto do número de frequências (saídas autorizadas) quanto de cidades atendidas.

A avaliação do órgão regulador, que está estudando detalhadamente a situação da companhia, é que a Webjet enfrenta problemas operacionais e não dispõe de tripulação suficiente para cumprir os voos autorizados atualmente. A empresa é a quarta companhia do mercado doméstico e teve um aumento do tráfego de passageiros de 64,1% no ano passado. Mas tem registrado índices de atraso muito superiores à média do setor.

Segundo dados da Infraero, até às 20h desta sexta-feira, a Webjet registrava índice de atraso de 64,8%. Dos 122 voos programados, 79 atrasaram e dois foram cancelados. A média do setor no período era de 22,2%.

Recentemente, o ministro da Defesa, Nelson Jobim, determinou à Anac que estudasse uma redução da malha da TAM, cujos índices de atraso e cancelamentos durante as festas de fim de ano superaram a média.

Empresa diz que problemas devem-se ao mau tempo

Porém, segundo fontes, a TAM, maior companhia nacional, não deverá ser punida, pois os problemas foram ocasionados por imprevistos, como fechamento de aeroportos devido a mau tempo e manutenção não programada, além do aumento do fluxo de passageiros no período.

A situação é diferente com a Webjet. Com malha apertada, frota e quadro de pessoal reduzidos, os problemas acabam se agravando, diante das más condições climáticas. A empresa, segundo a assessoria de imprensa, tem uma frota de 23 aviões e atende a 14 cidades. Em nota, a assessoria atribuiu os atrasos das últimas semanas ao mau tempo:

"A Webjet informa que devido a restrições meteorológicas que atingem as regiões Sul e Sudeste, com fechamento dos aeroportos de Ribeirão Preto/SP, Curitiba/PR e Confins/BH, e também excesso de tráfego aéreo provocado pelas condições climáticas adversas, precisou remanejar sua malha, gerando atrasos em seus voos".

O texto afirma ainda que a companhia mantém equipes nos aeroportos para prestar informação adequada e assistência aos passageiros prejudicados.

Fonte: Geralda Doca / O Globo

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