Revelado o caça invisível chinês

Caça chinês de quinta geração, J-XX. Cortesia: China Defense Blog.

Este avião seria apenas um mockup? Não sabemos, mas parece ser a versão real do novo caça chinês dotado de tecnologia Stealth, o J-XX, um caça de quinta geração, tão comentado em rumores nos últimos meses.

Todos sabemos que a Rússia está desenvolvendo um caça de quinta geração, no caso, o Sukhoi PAK-FA, mas a coisa vem de longe e não se sabe quando estará operacional. Já no caso chinês, parece que as coisas andam mais rápido e cada vez melhores. Não importa para onde foquemos os olhos, vemos melhoras em todas as áreas, desde o desenvlvimento e construção de aviões, como também em TI, guerra cibernética e corrida espacial.

Em 2009, o Secretário da Defesa dos EUA, Robert Gates, declarou que a China só teria caças com tecnologia Stealth , por volta de 2020 e até lá os EUA teriam centenas de caças com este recurso. Bem, no início do ano, ele voltou atrás no que disse, e anunciou que os EUA terão uma liderança siognificativa em termos de quantidade de caças Stealth, no fim da década. Talvez a China esteja permitindo que o caça seja visto para passar a mensagem que talvez as coisas não sejam exatamente assim.

As fotos parecem indicar que o projeto chinês está em fase adiantada, mas ninguém sabe nada sobre o sistema de armas, motores ou aviônicos e nada sobre a suite de sensores; itens de comunicação e ferramentas de fusão de dados, que são as características que realmente indicam se um caça é de quinta geração e dão a ele a  vantagem operacional.

Evidentemente, o surgimento de um caça chinês de quinta geração, vai fortalecer a posição dos defensores do caça F-35 Joint Strike Fighter, nos EUA e entre os aliados americanos. Eles argumentarão que o caça é necessário para enfrentar a ameaça chinesa. Talvez também acabe por incentivar o desenvolvimento de caças de superioridade aérea de sexta geração, agora que o F-22 está em fase de encerramento de sua produção com a construção de menos de 200 unidades.

Caça chinês de quinta geração, J-XX. Cortesia: China Defense Blog.


Fonte: DT DefenseTech
Tradução e edição: AIRKRANE/ Jack

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails