França está confiante de que vai vender caças ao Brasil

Lula declarou que vai deixar a decisão sobre a nova frota para Dilma

O governo francês está confiante de que vai vender para o Brasil os caças Rafale, da empresa Dassault, em uma licitação bilionária, apesar do anúncio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de que deixará a decisão para a sucessora Dilma Rousseff. A declaração foi do porta-voz do governo francês, Francois Baroin, ao fim do conselho de ministros, nesta quarta-feira (8).

- Temos confiança. Li as declarações de Lula citadas pela imprensa, mas não comento. Temos confiança.

Ao todo, a FAB (Força Aérea Brasileira) deve reequipar sua frota com 36 caças em um contrato que pode chegar a US$ 10 bilhões [R$ 17 bilhões], custo mais alto que o do trem-bala que ligará Rio a São Paulo, previsto para 2014.

Em uma entrevista à TV Brasil, que teve trechos divulgados na terça-feira pela Agência Brasil, Lula anunciou que não decidirá sobre a compra dos aviões de combate, em uma disputa entre a francesa Dassault, a americana Boeing com o F/A-18 Super Hornet e a sueca Saab com o Gripen NG.

- É uma dívida muito grande, é uma dívida a longo prazo para o Brasil. Eu poderia assinar e fazer um acordo com a França, mas não vou fazer.

Em setembro de 2009, durante uma visita oficial ao Brasil, o presidente francês Nicolas Sarkozy anunciou que a França venderia o Rafale ao país. A França até hoje não conseguiu exportar o caça.

Lula afirmou que o avião francês era o favorito e que a Dassault se comprometeu a transferir a tecnologia. Mas a Aeronáutica prefere a versão sueca, segundo a imprensa brasileira.

Fontes: R7 - Agências

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails