EUA cancelam voos por causa de fortes nevascas

Centenas de voos foram cancelados em todo país neste domingo. Serviço Nacional de Meteorologia prevê mais nevascas nos próximos dias.

Uma violenta nevasca provocou o cancelamento de centenas de voos nos aeroportos dos Estados Unidos neste domingo (26), o que prejudicou milhares de passageiros em plena volta dos festejos de Natal, num momento em que a Europa começa a sair de uma situação similar.

A região nordeste é a mais afetada pela tempestade de neve, que deve atingir o norte pelo litoral dos Estados Unidos e provocará nevascas significativas, segundo informou o Serviço Nacional de Meteorologia (NWS).

Mulher atravessa a Main Street, em Nova York, em meio a nevasca neste domingo (26) (Foto: Mike Segar / Reuters)

Agora é a vez dos americanos enfrentarem a frustração de seus planos de viagem, depois que centenas de passageiros ficaram retidos em Paris e Bruxelas pelas condições climáticas durante a noite de Natal.

Em Washington, que ficou paralisada há um ano por nevascas recordes, foram tomadas medidas preventivas como a aplicação de sal nas ruas e a preparação de veículos de emergência.

Espera-se que a tempestade gere entre 22,8 e 38,1 cm de neve em Nova York e 55,9 cm de neve em Boston. Os ventos terão uma média de 70 km/h na noite deste domingo.

O tráfego em vários Estados do Sul já foi afetado pelo gelo e a neve. norte da Geórgia foram registrados 15,2 cm de neve no sábado.

O departamento de transporte da Carolina do Norte indicou que as rodovias interestaduais estão parcialmente cobertas com gelo e neve.

Uma neve moderada cobria os estados do sul como Alabama e Mississipi, enquanto que Atlanta (Geórgia) viveu seu primeiro Natal Branco em 128 anos.

Nevasca cancela mais de  mil e 400 voos na costa leste dos EUA



Nevasca cobre aviões nos terminais do aeroporto de Newark, em Nova York, cidade que cancelou 1.400 voos
Nevasca cobre aviões nos terminais do aeroporto de Newark, em Nova York, cidade que cancelou 1.400 voos/Julio Cortez/AP

Depois do caos gerado no sistema de transporte na Europa, o inverno no hemisfério Norte agora causa transtornos nos Estados Unidos. A nevasca que atingiu a costa leste do país neste domingo (26) já causou o cancelamento de mais de mil voos só nos aeroportos de Nova York.

Segundo o jornal The New York Times, mais de mil voos foram cancelados nos aeroportos da cidade. Os serviços de meteorologia preveem que a nevasca pode deixar uma camada de até 50 cm de gelo nas ruas.

Na cidade da Filadélfia, o frio de - 3º C deve fazer a neve se acumular até 45 cm. Mais de 400 voos no aeroporto local também foram cancelados. Washington também sofre com o frio.

Homem caminha no Central Park, em Nova York; cidade deverá enfrentar frio intenso nos próximos dias/Stan Honda/AFP

O grande movimento por causa do feriado do Natal deixa o movimento ainda mais caótico nos aeroportos. A neve também atinge as ferrovias do país.

As linhas de trem que ligam Nova York a Boston foram suspensas na tarde deste domingo, por causa do acúmulo de neve.

O frio intenso já fez os Estados da Carolina do Norte, Virgínia e Maryland decretarem situação de emergência.

O caos aéreo também afeta o Brasil, que teve ao menos três voos cancelados só neste domingo.


Além de Nova York, terminais aéreos na Filadélfia, Chicago, Baltimore, na capital Washington e nos Estados da Carolina do Sul e do Norte sofreram impactos e tiveram que cancelar vários voos. Somente a companhia aérea US Airways já cancelou 110 voos de segunda-feira (27).

Espera-se que entre hoje e segunda-feira a cidade de Nova York receba entre 28 e 41 centímetros de neve, o que combinado com ventos fortes deve reduzir a visibilidade a zero. O prognóstico para as regiões de Rhode Island e Massachusetts é ainda pior, com expectativas entre 38 a 51 cm de neve, acompanhada por ventanias de 56 km/h.

Algumas cidades, a exemplo da Filadélfia e Boston, já declararam estado de emergência, orientando os moradores a evitar estradas e rodovias.

Nos aeroportos, os americanos reviviam o drama recente dos europeus, ao contemplar a escala de cancelamentos. "Entre todos os voos para Orlando previstos para hoje, o único que foi cancelado foi o das 15h30 [hora local], e o atendimento telefônico da US Airways estava impossível", disse Rob Kotlarz, que tentava voar com duas crianças para visitar a Disney World.

REFLEXOS NO BRASIL
 
De acordo com a assessoria de imprensa da Infraero ao menos três das 11 partidas previstas do Aeroporto Internacional de Guarulhos para os EUA na noite deste domingo já foram canceladas após as nevascas que atingiram a costa leste do país, levando ao cancelamento de mais de mil voos principalmente nos aeroportos da região de Nova York.

Entre as partidas canceladas estão os voos:

Delta 120 com destino a Nova York que partiria às 22h35
Continental 30 com destino a Nova York (Newark) que partiria às 23h05
American 950 com destino a Nova York que partiria às 23h20
 
A TAM tem duas partidas marcadas para esta noite, que segundo a assessoria de imprensa da companhia aérea, ainda estão previstas:

TAM 8080 com destino a Nova York partindo às 23h20
TAM 8090 com destino a Miami partindo às 23h55

Há também três chegadas previstas dos EUA para São Paulo ainda na noite de hoje, que, segundo a Infraero, mantém-se inalteradas até o momento:

TAM 8095 chegando de Miami às 20h15
TAM 8093 chegando de Nova York às 20h25
American 233 chegando de Miami às 23h35
 
A maioria dos voos entre o Brasil e a costa leste dos EUA parte no fim da noite de hoje, e segundo a Infraero um balanço mais exato dos cancelamentos será divulgado nas próximas horas.

De acordo com as informações de agências de notícias e a emissora britânica BBC, no entanto, mais de mil voos que partiriam ou chegariam aos aeroportos da região leste dos EUA já foram cancelados.


Fontes: G1 - AFP - R7 - FOLHA - CNN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails