Gol faz acordo para comprar até 30 aeronaves da Boeing

GOL  assina grande contrato com a Boeing

SÃO PAULO – A companhia aérea Gol fechou com a Boeing um contrato para aquisição de até 30 aeronaves B737-800 – sendo 20 delas como pedidos firmes e outras 10 unidades como opções de compra. Os pedidos firmes perfazem um valor aproximado de US$ 2,7 bilhões e serão entregues entre 2014 e 2017.

Em teleconferência com jornalistas, Constantino de Oliveira Júnior, presidente da companhia, afirmou que o negócio foi fechado durante esta semana e que o comprometimento para o pagamento dessas aeronaves não é “tão expressivo” até data de início das entregas. Assim, o financiamento da transação não será definido agora – possivelmente apenas em 2013.

Com a encomenda à Boeing, a Gol passa a ter 104 pedidos firmes de aeronaves, mais 40 opções de compra, cujos adiantamentos para aquisição começam em 2012. A companhia fechou setembro com uma frota total de 121 aeronaves.

No total, os compromissos de desembolsos da Gol com a compra de aviões somam R$ 14,178 bilhões, sendo R$ 6,839 bilhões deste total apenas a partir de 2015.

Segundo Leonardo Pereira, diretor de relações com investidores da Gol, a companhia não se sente pressionada a buscar o mercado para novas captações no curto prazo.

O executivo disse que novas emissões são possíveis no próximo ano, mas tudo vai depender do ambiente de mercado. “É uma possibilidade, mas também podemos usar nossa geração de caixa se o mercado não estiver atraente”, comentou Pereira, lembrando que a companhia aérea assumiu um compromisso de, em dois anos, reduzir seu nível de endividamento bruto para menos de 4,5 vezes a geração de caixa. Em setembro, esse múltiplo ficou em 5,6 vezes.

Gol avalia pagamento de multa da Anac e se prepara para fim de ano

O presidente da Gol, Constantino de Oliveira Júnior, informou hoje que a companhia aérea ainda avalia se vai recorrer da multa de R$ 2 milhões aplicada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) em agosto pelos elevados índices de atrasos e cancelamentos de voos registrados na época.

“Ainda discutimos juridicamente se cabe recurso ou se vale a pena pagar a multa”, afirmou o executivo em teleconferência com jornalistas sobre os resultados da empresa no terceiro trimestre, quando o lucro somou R$ 109,970 milhões, alta de 41,2% na comparação anual.

Constantino Júnior, no entanto, adiantou que a empresa está trabalhando em um plano de contingência – a ser anunciado no começo de dezembro – para evitar transtornos com o aumento no fluxo de passageiros nas festas de fim de ano e o início da alta temporada.

Nesse sentido, a empresa planeja reforçar a operação com voos extras e toca um processo de contratações, promoção e qualificação de pessoal. Desde julho, um grupo de quase 150 profissionais está sendo preparado para copilotagem. Parte da turma já poderá ser aproveitada a partir do fim do ano.

Durante a teleconferência, Constantino descartou conversas visando sociedades com companhias estrangeiras para fazer frente à fusão que está sendo costurada entre TAM e LAN.

“A Gol tem condições de competir com qualquer concorrente, de qualquer tamanho”, disse o executivo, acrescentando que o foco da empresa permanecerá no modelo de negócios de baixo custo.

A retomada de rotas internacionais de longo curso ainda está fora dos planos, mas, por outro lado, a companhia mantém o foco de ampliar a integração do programa de milhagem Smiles com empresas aéreas internacionais e negocia novas parcerias na aviação regional.

No segundo caso, Constantino Junior informou que a Gol planeja repetir com outras empresas o acordo comercial fechado com a pernambucana Noar, que permitiu à empresa oferecer voos para Caruaru.


“Estamos buscando estimular o mercado regional com parcerias. Temos conversas com praticamente todas as empresas sem vínculos com outras (companhias aéreas)”, disse o presidente da Gol. Sem dar nomes, ele adiantou que duas dessas empresas em discussão são “mais expressivas”.

Quanto ao programa de milhagem da empresa, o Smiles, está sendo finalizada uma integração com o programa da Iberia. No próximo ano, deverá ser integrado o programa da Delta, permitindo aos clientes do Smiles também acumular pontos para voos da companhia americana.

Em outra frente, a Gol avança em seu projeto de lojas físicas, com a inauguração de três unidades da bandeira Voe Fácil prevista para janeiro - os pontos já estão negociados na Grande São Paulo.

Além disso, Constantino informou que negocia a instalação de pontos de venda de passagens aéreas mediante parcerias com rede varejistas. Nesse caso, as conversas estão avançadas, disse.

Fonte: Eduardo Laguna / Valor Online

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