A nave russa Soyuz TMA-01M se acoplou com sucesso neste domingo (10) à Estação Espacial Internacional (ISS, sigla em inglês), levando a bordo os três tripulantes que iniciarão uma missão de cinco meses e meio, informou o centro de controle do cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão. O trio integrará, sucessivamente, as expedições números 25 e 26.
Kelly, Kaleri e Skripochka já estão a bordo da ISS para missão de quase seis meses/Alexander Nemenov/AFP
O cosmonauta russo Alexander Kaleri, comandante da Soyuz, aproximou a nave lentamente à ISS para alinhar os sistemas de acoplamento e conectaram a nave com o complexo especial às 4h01 (horário de Moscou, 21h01 de sábado em Brasília).
Segundo um porta-voz do centro de controle em Baikonur, de onde partiu a Soyuz há exatamente dois dias, Valery Lydin, o acoplamento aconteceu de maneira automática e os três astronautas se transferiram para a ISS uma vez transcorridas as três horas necessárias.
No momento preciso do acoplamento, a Nasa confirmou o êxito da manobra em transmissão de rádio realizada pelo centro russo.
- Conexão confirmada – disseram os responsáveis pela supervisão da expedição.
Astronautas e cosmonautas partiram a bordo da Soyuz para nova missão na ISS/Shamil Zhumatov/Reuters
Na Soyuz TMA-01M, uma versão modernizada da nave espacial utilizada pela Rússia para voos tripulados, viajaram o experiente Alexander Kaleri, o americano Scott Kelly, que realizou duas viagens espaciais, e Oleg Skripochka, em sua primeira experiência no espaço.
Com um total de 610 dias e quatro voos ao espaço antes desta missão, Kaleri é um dos cosmonautas russos com mais experiência. Sua primeira missão, na estação Mir, foi em março de 1992, logo depois do fim da União Soviética.
Fontes: R7 - Agências
Nenhum comentário:
Postar um comentário