Filho de Erenice Guerra teve cargo comissionado na Anac

Israel Guerra, filho da ministra-chefe da Casa Civil, Erenice Guerra, ocupou um cargo comissionado da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Antes de intermediar contratos milionários entre empresários e órgãos do governo mediante pagamento de propina, Israel Guerra, filho da ministra-chefe da Casa Civil, Erenice Guerra, ocupou um cargo comissionado da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). E a experiência na agência parece ter contribuído para enriquecer os contatos de Israel.

De acordo com a edição desta segunda-feira do jornal O Globo, o filho de Erenice intermediou, por meio de sua empresa, a Capital Assessoria e Consultoria, contratos entre a empresa de carga aérea Master Top Airlines e os Correios. Fábio Baracat, empresário do setor de transportes que, no segundo semestre do ano passado, buscava ampliar a participação de suas empresas nos serviços dos Correios, relatou a VEJA que foi informado da necessidade de conversar com Israel Guerra e seus sócios para conseguir o que buscava. Baracat é ex-representante da Master Top.

Depois de alguns encontros preliminares, Israel levou Baracat para um primeiro encontro com sua mãe. Nessa época, Dilma Rousseff ainda era a titular da Casa Civil e Erenice, seu braço direito. "Depois que eles me apresentaram a Erenice, senti que não estavam blefando", conta Baracat - que teve de deixar para trás caneta, relógio, celular - enfim, qualquer aparelho que pudesse embutir um gravador - antes da reunião.

O empresário contratou os préstimos da Capital Assessoria e Consultoria, e passou a pagar 25 000 reais mensais, sempre em dinheiro vivo, para que Israel fizesse avançar seus interesses em órgãos do estado. Se os negócios das empresas de Baracat se ampliassem, uma "taxa de sucesso" de 6% seria paga. O lobby de Israel Guerra, com patrocínio materno, trouxe dividendos para as empresas de Baracat. Nos dois meses que se seguiram ao último encontro com Erenice, ele obteve contratos no valor de 84 milhões de reais com os Correios. Estima-se, portanto, que a Capital Assessoria e Consultoria tenha embolsado algo em torno de 5 milhões de reais em todo o processo.

O esquema no alto escalão do governo também inclui Vinicius Castro, funcionário da Casa Civil, e Stevan Knezevic, servidor da Anac hoje lotado na Presidência. Eles são parceiros de Israel Guerra. Vinicius também ocupou um cargo comissionado na Anac. Ele e Israel foram nomeados na gestão do então presidente do órgão Milton Zuanazzi - indicado pela Casa Civil.

O trio despacha com os clientes no escritório de advocacia Trajano e Silva, que tem como sócio Antônio Alves Carvalho, irmão de Erenice. O próprio Antônio tinha relações com a Anac. Segundo O Globo, ele manteve contrato especial com a Infraero em Brasília e Salvador, entre 2003 e 2007.

Fonte: Veja

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails