Associação recolhe 36 mil assinaturas contra impunidade após acidente do voo da Gol

36 mil assinaturas pedindo cassação das licenças de voo dos pilotos do Legacy


Destroços da aeronave Boeing da Gol que caiu em setembro de 2006, após colisão no ar com o jato Legacy; 154 morreram/Jorge Araújo-19.abr.07/Folhapress

A associação das famílias de vítimas do acidente entre o jato Legacy e o voo 1907 da Gol recolheu 36 mil assinaturas em uma campanha para cassar a autorização de pilotar dos norte-americanos Joseph Lepore e Jan Paul Paladino, tidos como os principais responsáveis pelo acidente --o jato pilotado por eles bateu contra o Boeing da Gol e deixou 154 mortos, em setembro de 2006.

Batizada de "190 milhões de vítimas", a campanha para a coleta de assinaturas conta com um site com informações sobre o acidente.

A campanha pretende pressionar as empresas American Airlines e Excelaire, que empregam os pilotos, a tomar medidas administrativas contra os dois. Investigação da Aeronáutica revelou que eles, além de outras irregularidades, desligaram o sistema anticolisão do avião que poderia ter evitado a tragédia.

Os dois pilotos são réus em um processo sobre o caso. Em decisão do começo de agosto, a Justiça determinou que este processo fosse unificado a um outro, relativo aos controladores de voo envolvidos no caso.

Nesta quarta-feira, quando o acidente completa quatro anos, a associação das famílias vai fazer também um ato simbólico de entrega das caixas pretas do Boeing e do Legacy para os representantes da American Airlines no Brasil, em São Paulo.

Em declarações anteriores, o advogado Theodomiro Dias Neto, que defende os pilotos no Brasil, havia dito que a associação é seletiva.

"Ela [a associação] elegeu os pilotos como os únicos responsáveis pelo acidente. Desconsiderando as conclusões do Cenipa e, principalmente, do relatório do NTSB, órgão de investigação de acidentes norte-americano, que aponta a responsabilidade primária do controle aéreo pelo acidente", disse.

"É absolutamente legítimo o pleito deles, mas as autoridades norte-americanas --após dois anos de investigação-- não viram motivos que justificassem o cancelamento da licença deles", completou o advogado.

Vídeo da campanha



Comentário

As premissas expostas no vídeo não estão corretas, pois a investigação do CENIPA e do NTSB, indicaram que a causa primária do acidente teve origem nas falhas do controle do espaço aéreo brasileiro. Os pilotos americanos erraram sim, mas não sozinhos e portanto, nomeá-los como unicos culpados pelo acidente não se justifica.

O vídeo deveria deixar de lado a bravata nacionalista  como se o trágico acidente fosse como final da copa do mundo. Não se trata de disputa entre paises e além do mais, a narrativa acaba prejudicando a causa das famílias, pois mostra falta de compreensão sobre a dinâmica dos acontecimentos que levaram ao acidente.

A narrativa lembra muito o estilo de redação dos marketeiros petistas. Narrativa bonita, bem feita, contudo, prejudicial aos interesses dos familiares das vítimas.


Fonte: FOLHA

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