Reino Unido pede à Líbia não celebrar libertação do terrorista que derrubou jato da Pan Am , em 1988

O governo britânico apela para que a Libia não celebre o aniversário de 1 ano da libertação do terrorista que explodiu o jato da Pan Am.


O governo britânico apelou ao governo líbio para que este não celebre, hoje ,o aniversário de 1 ano da libertação do terrorista responsável pela derrubada do jato da Pan Am, em Locjerbie, observando que ´´seria uma ofensa e uma profunda falta de sensibilidade´´ para com as famílias das vítimas.

A declaração do Foreign Office (Ministério do Exterior britânico), ocorre exatamente, após 1 ano da libertação de Ali Mohmed al Megrahi, o qual foi libertado de uma prisão escocesa por motivos humanitários, após médicos afirmarem que ele estaria com câncer em fase terminal e com apenas mais três meses de vida.

A chegada de al Megrahi à Líbia, um ano atrás, foi muito celebrada em Trípoli. Os Estados Unidos, a Grã Bretanha e os parentes das vítimas criticaram as cenas de celebração, na época.

Os senadores americanos Robert Menendez e Frank Lautenberg, agendaram para hoje à tarde, uma conferência com a presença de familiares das vítimas.

Que Al Megrahi,ainda esteja vivo,1 ano após sua libertação, ultrajou muitas pessoas em ambos os lados do Atlântico e inspirou os senadores americanos a exigirem respostas da Escócia, acerca dos detalhes da soltura do terrorista.

Autoridades escocesas defenderam suas ações no caso, afirmando que o Secretário de Justiça, Kenny MacAskill, confiou nos relatos médicos da diretoria médica do sistema prisional escocês, e em relatos do comitê de condicional e do diretor da prisão, para enfim decidir pela libertaçao do terrorista, condenado à prisão perpétua.

´´Tomamos a decisão de boa fé´´,disse hoje, à Sky News, Alex Salmomd,o Primeiro-ministro escocês. ´´Seguimos os trâmites judiciais,o sistema legal escocês e a jurisdição de Lockerbie.´´

Sob a égide do Scotland Act de 1998, a Escócia tem seu proprio governo, o qual é responsável pela maior parte dos assuntos do dia a dia, incluindo o sistema judicial. A jurisdição ficou em mãos da Escócia, porque o jato da Pan Am explodiu sobre a cidade escocesa de Lockerbie.

As autoridades escocesas insistiram que três médicos contratados pela Líbia, para dar assistência a al Megrahi, não foram ouvidos e assim não contribuiram para a decisão de soltura do preso.

O dr. Andrew Fraser, diretor do serviço de saúde do sistema prisional escocês, declarou que a estimativa de três meses de vida, dada ao preso, na época, era uma estimativa factível.


Senadores americanos tem acusado repetitivamente,que a Escócia teria libertado al Megrahi,como parte de um acordo que permitiria à petrolífera BP,explorar petróleo na costa líbia. Salmond, no entao,desmentiu tais rumores, afirmando que não há evidências disto.

O senador Menendez, planeja chefiar uma audição senatorial, nos próximos meses, visando debater a controversa libertação de al Megrahi.

al Megrahi foi a única pessoa condenada por causa do ataque ao avião da Pan Am, que fazia o voo 103 e que acabou explodindo sobre Lockerbie em dezembro de 1988, matando 270 pessoas à bordo e mais 11 no solo.

A maior parte dos mortos era americana. O voo tinha como destino Nova York e procedia de Frankfurt, Alemanha, via Londres, Inglaterra, quando explodiu.

Um tribunal especial criado pela Escócia e cujas audiências foram realizadas na Holanda, condenou al Megrahi, à prisão perpétua,em 2001.

Fonte: CNN/Melissa Gray
Tradução e edição: AIRKRANE BGA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails