Gol registra atraso em mais de 50% dos voos previstos para a manhã desta segunda-feira

Atrasos persistiram durante toda a manhã 

Depois de um fim de semana de muitos voos atrasados e confusão nos principais aeroportos de Rio de Janeiro e de São Paulo, a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) informou que a Gol teve 221 voos atrasados e 34 cancelados entre 0h e 13h desta segunda-feira (2). Os atrasos representam mais de 50% dos voos que estavam previstos para o horário.

Painel mostra voos atrasados no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo (Foto: Caroline
Hasselmann/Especial para o G1 SP)

Segundo a companhia, os voos da empresa vêm sofrendo cancelamentos e atrasos além do normal desde a sexta-feira por conta do intenso tráfego aéreo causado pelo fim das férias escolares e pelo excesso de horas trabalhadas pelos tripulantes.

A TAM também registrou atrasos e cancelamentos, mas em menor quantidade. Foram 30 atrasos (7,5% do previsto) e seis cancelamentos (1,5%). Avianca, Azul e Webjet tiveram juntas 22 atrasos e dois cancelamentos.

Ao todo, 285 voos domésticos e 12 voos internacionais sofreram atrasos e 50 foram cancelados no país.

De acordo com a Gol, neste domingo foram registrados 52 cancelamentos e 296 alterações de horários nos terminais de todo o país. A empresa informou que a expectativa é de normalização no início na semana.


Cancelamento e atrasos de voos causam tumulto no aeroporto Galeão, no Rio

25% dos voos domésticos registram atrasos, segundo Infraero

Dos 1.141 voos domésticos programados até as 13h desta segunda-feira (2) nos principais aeroportos do país, 285 sofreram atrasos de pelo menos meia hora, número equivalente a 25% do total. Outros 50 foram cancelados (4,4%). As informações fazem parte do boletim divulgado pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero).

Homem dorme no saguão no Aeroporto Tom Jobim, no Rio de Janeiro. O fim das férias escolares e a falta de tripulantes sobrecarregaram a malha aeroviária da Gol, levando a uma série de atrasos e cancelamentos nos voos/FOLHA Imagem

Ainda segundo a Infraero, dos 403 voos da Gol programados até as 13h em terminais do país, 214 registraram atrasos, o que representa 53,1% do total. Outros 34 foram cancelados (8,4%).

Em nota, a Gol informou que os atrasos são reflexos do intenso tráfego aéreo na sexta-feira, quando a empresa teve de transferir algumas partidas programadas do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, para o Aeroporto de Guarulhos.

Segundo a nota da Gol, na sexta-feira, as tripulações atingiram o limite de horas de trabalho e não puderam seguir viagem. A Gol aponta também o aumento no movimento com o fim das férias escolares.

Atrasos

Passageiros reclamaram de atrasos em voos no Aeroporto Internacional Antonio Carlos Jobim, no Rio de Janeiro, durante a madrugada desta segunda-feira. Até as 13h desta segunda-feira, dos 62 voos domésticos previstos, 25 partiram com atraso (40,3%) e quatro foram cancelados (6,5%).

No Aeroporto Santos Dumont, a Infraero também registrou atrasos e cancelamentos. Das 76 partidas programadas, 18 saíram com atraso superior a 30 minutos (23,7%) e sete foram cancelados (9,2%).

Em São Paulo, no Aeroporto de Congonhas, dos 109 voos previstos, 35 partiram com atraso (32,1%) e cinco foram cancelados (4,6%).

No Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, na Região Metropolitana, das 102 decolagens domésticas previstas, 26 partiram com atraso (25,5%) e três foram cancelados (2,9%).

Em Brasília, das 95 partidas previstas até as 13h, 24 atrasaram (25,3%) e três foram canceladas (3,2%).

No Aeroporto Tancredo Neves, em Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, dos 54 voos programados, 17 partiram com atraso (31,5%) e um foi cancelado (1,9%).

Em Belém, dos 28 voos domésticos programados, seis tiveram atraso superior a 30 minutos (21,4%). Nenhuma decolagem foi cancelada. Já em Manaus, seis de 26 partidas previstas decolaram com atraso (23,1%) e uma decolagem foi suspensa (3,8%).

Em Curitiba, dos 57 voos previstos até as 13h, 16 partiram com atraso (28,1%) e um foi cancelado (1,8%).

Veja a nota da Gol:

"A Gol informa que os atrasos de hoje são, ainda, um reflexo do intenso tráfego aéreo na sua malha verificado na última sexta-feira, quando a empresa precisou transferir algumas de suas partidas programadas do Aeroporto de Congonhas (São Paulo), que fecha às 23h, para o Aeroporto Internacional de Guarulhos.


Na ocasião, algumas tripulações atingiram o limite de horas de jornada de trabalho previsto na regulamentação da profissão e foram impossibilitadas de seguir viagem, gerando um efeito em cadeia. A situação, desenvolvida num fim de semana de pico de movimento, com retorno de férias escolares, ocorreu num momento em que a empresa finalizava a implementação de um novo sistema de processamento das escalas dos pilotos e comissários.


A empresa trabalha intensamente para normalizar a situação de seus voos: acionou tripulantes extras e destacou equipes de monitoramento nos aeroportos. Elas foram especialmente designadas para tomar medidas emergenciais de atendimento, caso seja necessário.


Aos clientes, a Gol vem prestando atendimento e toda a assistência necessária, conforme determina a legislação estipulada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).


A Gol julga importante informar que seu quadro de colaboradores é condizente com as necessidades operacionais da empresa e está em linha com os padrões do mercado.


A companhia reitera seu compromisso com a segurança, a qualidade e a agilidade dos serviços prestados aos clientes e garante que não medirá esforços para regularizar o mais rápido possível as suas operações."


Fontes: FOLHA - UOL - G1
Compilação e edição: AIRKRANE - BGA

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