Embraer disputa com Airbus e Boeing novas encomendas da Pantanal

Franco-italiana ATR fica fora da disputa devido à reduzida capacidade de passageiros de suas aeronaves.

SÃO PAULO - A ATR deve ficar de fora da disputa pela família de jatos que integrará a frota da Pantanal. O presidente da TAM, Líbano Barroso, sinalizou em rápida conversa com a Agência Estado que a frota da subsidiária deve ser equipada com modelos com capacidade "entre 100 e 150 passageiros". Fabricam hoje aeronaves deste porte a Airbus, com a qual a TAM trabalha, a Boeing e a Embraer.

Segundo Líbano, o grupo decide até o fim do ano os modelos que irão compor a frota da subsidiária. Comprada no final de 2009 pela TAM, a Pantanal tem hoje cinco ATRs, embora esteja utilizando apenas quatro destas aeronaves. O maior avião fabricado pela franco-italiana acomoda 80 passageiros, o que a deixa de fora da disputa. No caso da Embraer, o ERJ 195 é preparado para até 122 pessoas.

Recentemente, a TAM anunciou a ampliação da malha aérea da Pantanal, que passa a atender 15 cidades a partir de 23 de agosto. Antes, a companhia voava para seis destinos.

Os voos com as aeronaves ATR 42 passam a ser operados a partir do aeroporto de Guarulhos. A empresa começou também a trabalhar com Airbus desde Congonhas. A nova malha totaliza 44 voos - 21 em Congonhas, 21 em Guarulhos e outros dois de Brasília.

Os ATR 42 têm capacidade para 45 passageiros, enquanto os três Airbus contam com 144 lugares (A319) ou 174 assentos (A320). Essas três aeronaves Airbus foram alugadas para a Pantanal por um período de seis meses pela controladora TAM. Contratos de leasing foram prorrogados até que a Pantanal defina a ampliação e renovação de sua frota própria.

Com a nova malha, a Pantanal aumentará em 660% sua oferta semanal em ASK, medida que multiplica o número de assentos oferecidos pelo total de quilômetros voados.

Às cidades atendidas pela Pantanal em Guarulhos - Bauru, Araçatuba, Marília, Presidente Prudente, no interior de São Paulo, mais Maringá (PR) e Juiz de Fora (MG) - somam-se São José do Rio Preto (SP), que terá duas frequências diretas. A Pantanal voará também para Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), Rio de Janeiro/Galeão (RJ), Belo Horizonte/Confins (MG), Brasília (DF), Cuiabá (MT), Salvador (BA) e Recife (PE).

Fonte: O ESTADO DE S PAULO/Michelly Chaves Teixeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails