Churchill ordenou encobrimento sobre avistamentos de UFOs diz documento

Governo britãnico libera documentos sobre UFOs

O governo britânico, levou tão a sério, a ameça dos UFOs nos anos 50 do século passado, que o fenômeno causou a realização de uma reunião, de alto nível, entre os chefes da Inteligência, para discutir o tema, segundo o que consta em doumentos agora liberados ao publico.

Ministros da área de Defesa, inclusive, passaram a exigir relatórios semanais sobre avistamentos de UFOs, coletados por um Comitê de Inteligência, designado para o caso.

Entre os documentos liberados, existem alguns que dão conta que o Primeiro-ministro Winston Churchill, teria ordenado que fosse mantido segredo de um avistamento em particular, para evitar pânico em massa.

Os documentos mostram relatos de um pico de avistamentos em 1996 - na época em que a série Arquivos X, fazia sucesso na TV.

O Comitê Conjunto de Inteligência, é melhor conhecido por fornecer relatórios ao governo, em assuntos relacionados à segurança, defesa e relações exteriores.

Ocorre, porém, que os documentos liberados agora pelo Ministério da Defesa, para arquivamento no Arquivo Nacional, mostram que em 1957, o comitê recebeu relatos detalhando uma média de um avistamewnto de UFOs, por semana.

Entre os documentos liberados, existe um que dá conta da ocorrência de um encontro, durante a 2º Gerra Mundial,o qual contou com a presença de Churchill. Segundo relatado nos documentos, Churchill estava tão preocupado com os avistamentos e principalmente, com um episódio relatando o encontro entre um UFO e bombardeiros da RAF (Royal Air Force) e assim ele teria ordenado que fosse mantido segredo do fato, por 50 anos ao menos, para impedir pânico em massa.

Arquivos X

Nick Pope, pessoa encarregada de investigar os avistamentos para o Ministério da Defesa, declarou: "O mais interessante é que a maioria dos documentos relatando avistamentos naquele período, foram destruídos."

"Contudo, ocorre que um cientista cujo o avô, tinha sido um dos guarda-costas de Churchill, disse que Churchill e Eisenhower, se encontraram para combinar como encobrir este avistamento em particular, que foi testemunhado por tripulações da RAF, quando os bombardeiros voavam de volta após uma missão de ataque contra objetivos alemães."

"A razão por trás disso, aparentamente, deveu-se ao fato que Churchill, acreditava que a revelação de tal avistamento, causaria pãnico em massa e que poderia destruir as convicções religiosas das pessoas."

Relatos de avistamentos tiveram um grande incremento no Reino Unido, em 1996 - quando entao, a série televisiva Arquivos X, fazia sucesso.

De acordo com o que consta nos documentos, ocorreram mais de 600 relatos de avistamentos em 1996, contra a média de 240 avistamentos relatados anualmente, nos cinco anos anteriores.

Os dados relativos a 1996, mostram 609 avistamentos de UFOs relatados; 343 cartas enviadas pelo público ao gabinete de UFOs do MoD (Ministério da Defesa) e 22 questionários enviados por parlamentares. Contudo, em 2009, o gabinete de UFOs do MoD - Secção AS2, foi extinto.

Um desenho feito por uma testemunha de avistamento e enviado ao MoD e constante dos cumentos liberados.

Os últimos 18 arquivos, são os mais recentes documentos liberados,sobre o tema, como parte de um projeto que vem se arrastando por 3 anos, entre o MoD e o Arquivo Nacional

O Dr David Clarke, um consultor que estuda os avistamentos, e que trabalha para o Arquivo Nacional, explicou porque os documentos estão sendo liberados agora.Ele declarou à BBC, o seguinte: "Desde quando a Lei de Liberdade de Informação (Freedom of Information Act),entrou em vigor em 2005, o assunto UFO, tornou-se o terceiro mais popular entre os pedidos de liberação de dados, feitos pelo público, ao MoD."

"O que eles decidiram fazer é mostrar transparência e dizer, ´olha, não estamos escondendo nada sobre este tema; reunimos todos estes documentos e vamos fazer com que estejam disponíveis ao público´."

Um dos documentos, detalha " os fenômenos aéreos", e foi preparado para uso em uma reunião de gabinete do Comitê Conjunto de Inteligência, ocorrida em abril de 1957.

Segundo o que consta em uma nota anexada ao Livro Vermelho, uma compilação semanal de informações, preprarado pela Inteligência, quatro incidentes envolvendo UFOs detectados por radares da RAF, foram considerados "inexplicáveis".

Incluso aos documentos,existe um relato de um famoso incidente que foi apelidado de " O Roswell Galês´´(Welsh Roswell), em 1974, quando pessoas do público relataram ter visto luzes no céu e sentido tremores no solo.

Outros casos constantes nos documentos:

* Uma quase colisão entre um UFO e um jato 737 que se aproximava do Aeroporto de Manchester em 1995 e reportado pelo comandante e seu co-piloto.

* A formação e emprego de um grupo de resgate para empreender uma investigação sobre a alegada qued de um UFO nas montanhas Berwyn,em 1974.

* Tentativas de invasão às instaçaões de Rudloe Manor, pertencente à RAF, às vezes, chamada de área 51 britãnica.

* O incidente das The Western Isles, no qual uma forte e barulhenta explosão foi reportada ter ocorrido no céu, no Oceano Atlãntico ,nas proximidades das Ilhas Hébridas

* Os 14 minutos de filme que faltam na filmagem relacionada ao lançamento de teste do míssil Blue Streak, em 1964, e que segundos algumas fontes ,teria captado a imagem de um ser espacial.

* O caso do apostador de Leeds,que fez uma aposta que pagava 100 por 1, caso vida extraterrestre fosse descoberta antes do fim do século 20, e que fez uma aproximação a membros do governo, tentando obter provas em apoio à sua pretensão de receber o pagamento dos bookmakers, já que os mesmos não concordaram em pagar pela aposta feita. Na época, o MoD, declarou que tinha mente aberta quanto à possibilidade de vida extraterrestre, mas que contudo, não tinha evidências que provassem o fato.

Os arquivos fazem parte de uma compilação de mais de 5 mil páginas sobre avistamentos de UFOs, e inclui cartas e desenhos feitos pelo público, e também, consultas feitas por membros do Parlamento.

Os arquivos pdoerão ser baixados, gratuitamente, por um mês, diretamente no site do The National Archives.

Fonte: BBC
Tradução: AIKRANE BGA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails