Acidente aéreo em aeroporto da Colômbia deixa um morto

Embaixada confirmou a presença de brasileiros no voo. Boeing 737-700 vindo de Bogotá pousava em meio a uma forte tempestade.

Localização do aeroporto de San Andrés (Editoria de arte/G1)

Um avião se acidentou na madrugada desta segunda-feira (16) no aeroporto Gustavo Rojas Pinilla, em San Andrés, deixando um morto e ao menos 120 feridos, informaram a agência de notícias Reuters e a mídia local.

Segundo o jornal "El Tiempo", o Boeing 737-700 da companhia Aires vinha de Bogotá com 121 passageiros e seis tripulantes e enfrentava uma forte tempestade, se acidentando a cerca de 80 metros da cabeceira da pista. A agência de notícias Associated Press informa que o número de pessoas no avião era 131.

Segundo a imprensa local, passageiros ficaram jogados sobre a cabeceira da pista do aeroporto. Equipes de resgate foram mobilizadas logo após o acidente, que ocorreu por volta das 2h15 do horário local.

A CNN afirma que o tempo era ruim no momento da queda. Os feridos foram levados a hospitais e clínicas locais. Ao menos cinco deles estão em estado grave, de acordo com os jornais colombianos.


O aeroporto está fechado. 

Segundo a agência de notícias France Presse, havia quatro passageiros brasileiros que saíram ilesos do acidente. A embaixada do Brasil na Colômbia confirmou a presença de brasileiros no voo, mas afirmou que ainda não se sabe de quanto eram, como estão, nem suas identidades. Os passageiros do avião foram retirados imediatamente pelos bombeiros e equipes de resgate, que os transportaram a clínicas e hospitais da ilha.

Avião acidentado nesta segunda-feira, em San Andrés, na Colômbia (Foto: AP)

As operações aéreas no aeroporto da ilha foram suspensas, enquanto uma comissão da Aviação Civil iniciou uma investigação para estabelecer com precisão as causas do acidente. Pedro Gallardo, governador de San Andrés, disse que foi "um milagre" o fato de apenas uma pessoa ter morrido. "Foi um milagre e temos que agradecer a Deus". A ilha de San Andrés é um dos principais balneários turísticos da Colômbia e no mar do Caribe.

A empresa lamentou o acidente em nota em seu perfil nos sites de relacinamentos Facebook e Twitter e informou que disponibiliza uma sala para familiares das vítimas no hotel Sheraton de Bogotá. Telefones foram divulgados para informações de passageiros: 018000949490, 018009120037 e em Bogotá: 8290927. "A Aires lamenta o incidente ocorrido com o voo 8250 que fazia a rota Bogotá-San Andrés", diz o texto.

De acordo com o coronel da Força Aérea colombiana Gustavo Barrero Barrero, em entrevista ao jornal El Tiempo, a aeronave se partiu em três após ter sido atingida por um raio que causou "descontrole". "Ao aterrissar, foi sacudido por uma descendente e acabou se partindo em três pedaços", acrescentou a polícia nacional em um comunicado. O texto afirma ainda que, depois do acidente, os passageiros ficaram literalmente espalhados pela pista.

Uma mulher morreu no caminho do hospital e foi identificada como Amar Fernández de Barreto.

Imagem mostra outro ângulo do Boeing 737 acidentado no aeroporto de San Andrés, na Colômbia (Foto: Reuters)



Chance de raio ter desestabilizado avião é remota, diz comandante

O acidente com um Boeing 737-700 na ilha de San Andrés, na Colômbia, dificilmente foi causado por um raio. É o que indica o coordenador de segurança de voo do Sindicato Nacional das Empresas Aéreas, Ronaldo Jenkins.

"A chance existe, mas é remotíssima", afirma o comandante. "É possível que descargas elétricas tenham alguma influência eletromagnética, desacoplem o piloto automático ou danifiquem algum dispositivo eletrônico, mas é muito difícil."

Segundo o especialista, um avião funciona como um condutor quando está no ar. "O raio entra por um lado e sai pelo outro, normalmente a aeronave não explode ou sofre alteração", explica Jenkins. "Há registro de filmagens com equipamentos durante fortes tempestades, nas quais nada aconteceu."

No solo, o contato com a borracha na pista, isolante térmico, também dificulta a ação do raio na estabilidade do Boeing. "Normalmente o avião está em piloto automático durante este tipo de aproximação, há chance de exister uma pane elétrica, mas é remota", diz o comandante. "Durante reabastecimentos, é possível que a combinação entre vapor de combustível e descarga elétrica cause um acidente, mas essa é também uma situação especial."


Boeing 737-700 da  Aires Airline/Reuters

Boeing 737-700 da Aires Airlines se partiu em três pedaços após supostamente ser atingido por raio/AP

'Pensei que ia explodir', diz brasileiro após acidente aéreo na Colômbia



O brasileiro Ramiro Alves de Almeida, um dos sobreviventes do acidente aéreo que deixou uma pessoa morta e 114 feridas em San Andrés, na Colômbia, contou que após um raio, o avião caiu no começo da pista. "Saí na frente de todo mundo. Naquela situação tudo o que você tem é um instinto de sobrevivência. Pulamos pra asa. Segurei minha esposa que pulou também. Eu só via o fogo e pensava:' vai explodir, isso aqui vai explodir'", disse o tenente em entrevista ao Jornal Hoje.

A assessoria de imprensa do Ministério da Relações Exteriores confirmou a presença de ao menos três brasileiros no voo 8250, que se acidentou na madrugada desta segunda-feira (16) no aeroporto Gustavo Rojas Pinilla, em San Andrés, na Colômbia, deixando um morto e ao menos 120 feridos.

Segundo a assessoria, os três foram hospitalizados, mas não há mais detalhes sobre seu estado de saúde. O Itamaraty também não divulgou as identidades dos brasileiros.



Fontes: G1- CNN - Agencias-TV Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails