Perú compra helicópteros militares russos

Perú compra 8 helicópteros militares de fabricação russa

Moscou - A agência governamental russa de fomento às exportações de armamentos, Rosoboronexport, assinou um contrato com o governo peruano, objetivando exportar 8 helicópteros militares ao país andino. É a primeira venda de material bélico russo ao Perú, após a queda da União Soviética.

A Rosoboronexport anunciou que seis Mi-171sh de transporte,(Nome código OTAN: Hip) - também capazes de utilização como plataforma de ataque - e dois helicópteros de ataque, Mi-35P (Hind), serão entregues ao Perú, entre 2010 e 2011.

O contrato,foi fechado, após  uma breve negociação, disse Anatoly Isaikin, diretor da Rosoboronex. Segundo ele, o processo todo consumiu apenas 1 mês e meio, a contar da apresentação da consulta pelos militares peruanos.

Dois helicópteros de ataque Mi-35P (Hind), semelhantes ao modelo Mi-35 vendido à Venezuela, serão entregues ao Perú em 2011/Foto: Pedro Rey/AP

Os russos não mencionaram o valor da transação, contudo, a imprensa russa comentou em abril, que o contrato poderia atingir a cifra de $ 250 milhões de dólares. Uma fonte dentro da agência russa, informou que o valor divulgado pela imprensa estaria correto.

O comunicado da Rosoboronexport, cita uma declaração do ministro da defesa peruano, Rafael Rey, que teria informado que os helicópteros seriam utlizados no combate ao produtores de drogas e aos traficantes.

A cooperação militar russa com o Perú, foi suspensa após o colápso da União Soviética, no início da década de 90, e revitalizado após novembro de 2008, durnte a visita de Dmitry Medvedev ao país.

A Rosoboronexport, iniciou suas atividades no Perú em 2005. Naquele ano a agência russa fechou um acordo com o governo peruano para modernizar 13 helicópteros Mi-17 e 19 caças MiG-29, ambos de fabricação russa.

Nos últimos anos, a Rússia,vem expandindo sua presença no mercado bélico latino-americano, sendo que helicópteros têm sido o item mais importante na ofensiva comercial russa. O Brasil, Bolívia e Venezuela compraram helicópteros russos recentemente. O brasil já recebeu algumas unidades para uso na região amazônica.

Fonte: DefenseNews/Nabi Abdullaev 
Tradução e edição: AIRKRANE BGA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails