Nasa faz mapa de Marte com melhor definição já vista

Cientistas juntaram 21 mil imagens feitas por sonda espacial

A Nasa (agência espacial americana) conseguiu mostrar Marte com a maior precisão na história graças à câmera da sonda Mars Odyssey, que mostra faz imagens do planeta vermelho com melhor definição vista até o momento. O mapa foi construído com 21 mil imagens tiradas pelo Sistema Térmico da Imagem Latente da Emissão, o Themis, uma câmera com radiação infravermelha carregada pela sonda espacial.

Os pesquisadores do Centro de Voo Espacial de Marte da Universidade Estadual do Arizona, na cidade de Tempe, em colaboração com o Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa, em Pasadena, na Califórnia, começaram a elaborar o mapa há oito anos.

Imagem mostra crateras em uma região que parece o "Grand Canyon" de Marte/Foto Divulgação

A câmera fotografou detalhes do planeta vermelho e os cientistas trataram as imagens para conseguir a máxima nitidez possível. As imagens foram suavizadas, misturadas e organizadas cartograficamente em um mapa interativo.

O projeto estabelece o marco para estudos propriedades como a composição mineral e a natureza física dos materiais da superfície de Marte. O principal pesquisador do Themis, Philip Christensen, diz que o objetivo "é fazer com que a exploração de Marte seja fácil e atrativa para todos.


– Estamos tratando de criar uma interface fácil de usar entre o público e o sistema de dados planetários da Nasa, que faz um trabalho excelente de recolher, validar e arquivar os dados.

Fontes: R7- Efe - NASA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails