O Airbus A380 é realmenrte diferente?

Quando a Singapore Airlines começou a voar o Airbus A380 em 2007,o grande ponto de interrogação era se o avião seria sucesso entre os passageiros.

As grandes turbinas Rolls Royce do A380 da Singapore/CNN

Dados iniciais indicavam que o avião seria um grande sucesso em termos de conforto para os passageiros e após três anos em serviço, as rotas onde o modelo é utlizado, estão quase saturadas.

Apenas no mês passado, a Emirates Airlines confirmou a encomenda de mais 32 Airbus A380s, no valor global de mais de 10 bilhões de dólares, fazendo com que ao recebe-los, o total de aviões A380s da companhia aérea atinja 90 unidades.

Outras companhias aéreas, no caso,Qantas, Lufthansa e Air France, também voam o A380 em algumas de suas rotas mais lucrativas.

Mas, o Airbus A380 realmente vale toda a agitação em torno dele? Estariam os passageiros, realmente optando por cias aéreas ou optando por rotas alternativas, somente para poder voar no superjumbo?

À bordo de um voo de um A380 novinho da Singapore Airlines, entre Londres e Singapura, os passageiros perceberiam algumas coisas. Ei-las:

Ruído

Muito se tem falado sobre o interior silencioso do A380, mas até que você experimente um voo em um, é quase impossível ter  uma noção exata do silêncio à bordo.

Na maioria dos aviões, incluindo o Boeing 747 e o Airbus A340, o nível de ruído é um dos fatores que mais desagradam aos passageiros. Mesmo utilizando-se de protetores auriculares, eles pouco conseguem suprimir o ruído dos motores. Neste quesito, o silêncio durante o voo entre Londres e Singapura,chegou a ser preocupante. Logo após a decolagem, o nível de ruído era drasticamente menor que em outros aviões.

Apesar das quatro imensas e potentes turbinas Rolls Royce estarem em potência máxima, para tirar do solo o avião de 571 toneladas, o interior do avião estava totalmente quieto. Contudo, a sensação mais forte da falta de ruído, somente é percebida em altitude de cruzeiro.

Ao invés de conversas em voz alta com a comissária para fazer algum pedido dos fabulosos pratos da Singapore, os passageiros podiam sussurrar. Podia-se ouvir e entender conversas, 2 fileiras atrás. Um avanço significativo para passageiros acostumados a decadas de ruído das turbinas.

Espaço

Com quase 50% mais espaço que o Boeing 747, as companhias aéreas têm sabido aproveitar isto como vantagem e como um produto vendável aos clientes.

Classe econômica do A380 da Singapore

À bordo do A380 da Singapore, os passageiros na classe econômica desfrutam de assentos com largura de 48 cm, ou seja, 4 cm a mais que no 747. Na Business Class, os assentos são as mais largas do mercado, com 86 cm de largura. Neste voo em particular, alguns passageiros podiam ser vistos sentados com as pernas cruzadas ou até mesmo compartilhando seu assento com outro passageiro.

Business Class do A380 da Singapore/CNN

Mas talvez, o maior diferencial em luxo e conforto esteja nas suites da primeira classe.

A inovativa cabine da prbimeira classe da Singapore,dotada de camas, portas corrediças e persianas para manter a privacidade, tem gerado, em alguns casos uma reputação dúbia. Tanto que a companhia aérea criou uma regra proibindo sexo à bordo, para passageiros compartilhando suites com cama dupla.

Primeira classe do Airbus A380 da Singapore/CNN

Primeira classe do Airbus A380 da Singapore/CNN

À bordo deste voo em particular, um passageiro contou à CNN que ele nunca mais faria voos de longo curso em outro modelo de avião.

" Não sei porque alguém iria querer voar em outro avião que não fosse o A380," afirmou Tomas Chilsky

" Viajei a Londres, vindo de Frankfurt, somente para poder pegar este voo e jamais poderia imaginar estar em outro voo em meio ao desconforto e ao barulho, por mais de 5 ou 6 horas."

" Como passageiro,posso dizer que este é o avião mais confortável e gostoso de voar  que ja voei."

Fonte: CNN/Phil Han

Tradução: BGA/JACK

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