Northrop: DARPA vai demonstrar capacidade de reabastecimento aéreo autônomo dos UAV`s

Northrop ganha contrato para criar e fornecer sistema de reabastecimento aéreo autônomo nos Global Hawks.

A Northrop Grumman deixou a concorrência para o fornecimento do novo avião tanque, à força aérea americana, quatro meses atrás; contudo, um novo contrato, agora anunciado, mostra que a companhia continua mno mercado de reabastecimento aéreo.

Na verdade, a Northrop pretende ir além do reabastecimento de aviões tripulados. A empresa agora trabalha em conjunto com a Agência de Pesquisas de Projetos Avançados, (US Defense Advanced Research Projects Agency), DARPA, em um sistema de reabastecimento autônomo de aeronaves não tripuladas,  a grandes altitudes.

Em um acordo apelidado de KQ-X, no valor de 33 milhões de dólares, a Northrop vai demonstrar a capacidade de reabastecimento aéreo de um par de aeronaves não tripuladas Global Hawk, Block 10 RQ-4, os quais são também utilizados pela NASA.

A habilidade de reabastecimento aéreo, sem a ajuda de um piloto no solo, aumentaria a autonomia de voo dos Global Hawks, das atuais 30 a 35 horas, para dias de voo autônomo, informa Gamache.


Foto: Divulgação/NASA

" Livrando-nos da necessidade de um piloto, conseguimos exceder os limites impostos pela biologia humana. Agora, vamos remover os limites de combustível. À partir de agora, as limitações do Global Hawk, tornar-se-ão uma questão de capacidade de carga e confiabilidade do sistema," declarou ele.

O programa unirá a Northrop, o DARPA, a NASA e a NOOA (National Oceanic and Atmospheric Administration), objetivando reformar dois Global Hawks, para que eles possam ser dotados de um sistema de reabastecimento totalmente autônomo.

Os dois aviões, receberão uma nova sonda com 4.3 m (14ft) de comprimento, e o tanque terá um novo sistema de recepção de combustível no nariz da aeronave, onde normalmente fica localizado o radar de abertura sintética.

Inicialmente, a tentativa de reabastecimento será feita pelo corpo central da aeronave, utilizando-se de um GPS e de um sistema de rastreamento ótico, para fazer as conexões e transferir o combustível entre os aviões, afirma Mark Gamache, diretor de programas de tecnologia avançada da Northrop.


" Uma que vez tenhamos a tecnologia testada, em seguida vamos aumentar a quantidade de combustível que pode ser transferida para e fora dos tanques das asas em ambas as aeronaves," afima ele.

O programa também marcará a primeira tentativa de voar os Global Hawks,em voo de formação, de acordo com a Northrop.

Devido o Global Hawk, poder voar a altitudes acima de 65.000 pés (19.800 metros),o reabastecimento ocorrerá a uma altitude muito mais alta que o que ocorre com os aviões tripulados. A maioria dos reabastecimentos aéreos ocorrem numa faixa que vai de 20 a 30 mil pés, dependendo do avião.

O KQ-X será desenvolvido, á partir de trabalho já realizado pelo DARPA e pela Sierra Nevada, no Dryden Flight Research Center , da NASA, localizado em Palmdale, Califórnia,local onde o Global Hawk é montado.

Durante o projeto de Demonstração de Reabastecimento Aéreo Autônomo,um Boeing F/A-18, pertencente à NASA, fez contato com um Boeing 707-300 tanqueiro, 18 vezes. O programa foi concluído em 2007.


" Temos trabalhado com o DARPA, por um bom tempo, até ganharmos agora este contrato", afirmou, citando que a proposta original foi apresentada ao DARPA em outubro de 2008

Fonte: FligthGlobal/Gayle Putrich
Tradução: BGA/JACK

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails