NASA usará 3 aviões em estudo dos furacões

A NASA anunciou ontem.que disponibilizará três aviões, à partir,de 15 de agôsto, para estudar os ciclones tropicais

A missão, chamada de Genesis and Rapid Intensification Processes mission (GRIP,vai estudar a criação e a rápida intensificação de furacões, tornando-se assim a primeira missão de grande porte, feita pela NASA, e baseada nos EUA desde 2001.

A frota de aviões será formada de um avião não tripulado Global Hawk, um Douglas DC-8 e um WB-57, que se trata de um avião que foi utilizado na Guerra do Vietnã e que após reforma, será utilizado para operações de testes atmosféricos, relacionados ao clima e às armas nucleares.


Um avião WB-57 da NASA/Nasa

Um dos maiores desafios na previsão de ciclones tropicais, é saber quando o cliclone se formará. Cientistas usarão os dados desta missão de campo, que vai durar seis semanas, objetivando melhor compreender como as tempestades tropicais se formam e acabam tornando-se grandes furacões. Os cientistas, também vão estudar a intensificação das tempestades, seu enfraquecimento e dissipação.

Afora a participação dos aviões, a NASA,utilizará três satélites para fornecer dados acerca dos cliclones,à missão de campo.

A missão,Tropical Rainfall Measuring Mission (TRMM), gerenciada pela NASA e pela agência espacial japonesa, vão fornecer estimativas de precipitação e a ajudar a localizar as ´´ torres altas´´, ou seja, os alimentadores das tempestades dentro dos ciclones tropicais. A espaçonave CloudSat, fornecerá perfis das núvens de tempestade, incluindo-se os dados referentes à altitude, temperatura e intensidade da precipitação.

“ Será uma missão desafiadora,“ declarou Ramesh Kakar, cientista do Programa GRIP, na sede da NASA em Washington. “ Pela primeira vez, os cientistas serão capazes de estudar as tempestades tropicais e as condições que as geram, por um período de 20 horas seguidas. O Programa GRIP, possibilita o acompanhamento contínuo do comportamento dos furacões, em momentos críticos de sua formação e evolução.“

Fonte: NYC AVIATION
Tradução: BGA/JACK

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails