Colômbia abre base aérea que vigiará fronteira com Venezuela

 Base será inaugurada pelo presidente Uribe

BOGOTÁ - A Colômbia iniciará neste sábado as operações de uma base militar encarregada de vigiar o espaço aéreo na fronteira com a Venezuela e combater as guerrilhas das Farc e ELN na região, anunciou nesta sexta-feira a Força Aérea (FAC).



A base está situada em Yopal, capital do departamento de Casanare, e será inaugurada pessoalmente pelo presidente Álvaro Uribe.



"Esta unidade abrange os departamentos de Arauca (fronteira com Venezuela) e Casanare, sobre uma área total de 69.000 km2, e contará com aeronaves de transporte, inteligência e combate", incluindo aviões e helicópteros, destaca a FAC.

A base também dará proteção aérea à infra-estrutura petroleira nesta região do país, e auxiliará no combate "aos diferentes grupos narcoterroristas que agem nesta parte do território colombiano, como as Frentes 28, 45 e 10 das Farc, e as quadrilhas de José David Suárez e Adonai Ardila Pinilla, do ELN".

O anúncio ocorre no momento em que a Venezuela mobiliza tropas na fronteira com a Colômbia, após o rompimento das relações diplomáticas entre os dois países.

O presidente venezuelano, Hugo Chávez, informou hoje o envio de unidades militares - aéreas e de infantaria - para a fronteira porque "Álvaro Uribe é "capaz de qualquer coisa".

Em entrevista à televisão estatal VTV, Chávez afirmou que "Uribe é capaz de qualquer coisa nestes dias que lhe restam (de governo). Isto se tornou uma ameaça de guerra, mas nós não queremos a guerra".

Na semana passada, Chávez rompeu relações com a Colômbia, após Bogotá denunciar na Organização dos Estados Americanos (OEA) a presença de mais de 1.500 guerrilheiros colombianos no território da Venezuela.


Fontes: UOL - Agências

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails