Aviões de espionagem eletrônica teriam ajudado a prender o terrorista de Times Square

Faisal Shahzed teria sido rastreado por aviões espiões

O terrorista, Faisal Shahzed

O atentando planejado por Faisal Shahzed , falhou, contudo, a tecnologia de ponta que teria ajudado a prendê-lo foi muito eficaz: aviões da inteligência militar do exército dos EUA, teriam sobrevoado os céus de Nova York, objetivando rastrear o telefone celular de Shahzed.

Eles teriam interceptado sua chamada reservando passagem no voo da Emirates, com destino à Dubai, possibilitando assim sua prisão.

Os detalhes sobre os aviões e a operação tem sido omitidos das matérias publicadas na grande imprensa. Talvez porque ou não procederiam ou por razões de segurança nacional.

O colunista Jeremy Scahill, do the Nation, comentou algo sobre os aviões em sua coluna. Ele entrevistou uma fonte das forças especiais a qual teria mencionado que forças especiais do exército, estariam provavelmente envolvidas na captura de Shazhad e que os aviões utilizados na operação, teriam sido os RC-12s, idênticos aos da foto abaixo.


Os aviões estariam equipados com um sistema de rastreamento eletrônico chamado, GSUS, ou seja, "Guardrail Signals Intelligence system", que vasculha todos os sinais eletrônicos visando indicar sua localização originária precisa. Tal tecnologia seria parte de um sistema doméstico anti-terrorista,colocado em operação durante o governo Bush.

Scahill informou que estes programas anti-terrorismo, "forneceram aos militares americanos membros das forças especiais, autoridade para operar dentro do territorio dos EUA, nos casos envolvendo incidentes com armas de destruição em massa ou ataques terroristas." Portanto, os aviões poderiam ter desempenhado a missão,pois a mesma seria legal.

Dados da busca no Google, fornecem algumas pistas sobre o assunto.

Fonte: Gawker.Com/ Adrian Chen
Tradução: BGA/Jack

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails