A Polícia Metropolitana de Londres, mais conhecida como Scotland Yard, confirmou hoje que está fazendo batidas com relação ao atentado frustrado contra um avião que aterrissou sexta-feira nos Estados Unidos.
"Estamos em contato com as autoridades dos EUA. Estão sendo feitas batidas como parte das investigações em curso", afirmou uma porta-voz da Scotland Yard.
Para a Casa Branca, o incidente registrado, protagonizado por um nigeriano que tentou ativar uma bomba em um avião da Northwest procedente de Amsterdã, foi uma tentativa de ataque terrorista.
O detido é um homem de 23 anos chamado Abdul Farouk Abdulmutallab, que, segundo as redes de TV "ABC" e "NBC", estudou engenharia na University College de Londres.
A este respeito, a porta-voz da Scotland Yard não confirmou se o jovem estuda em alguma universidade de Londres ou se a Polícia britânica sabe algo sobre ele.
Após o ataque frustrado de Detroit, onde o avião pousaria, o aeroporto de Heathrow informou hoje em seu site que os passageiros que forem para os EUA terão que passar por revistas "adicionais".
Holanda diz que nigeriano do voo de Detroit passou por controle
As autoridades antiterroristas da Holanda asseguraram hoje, após uma primeira investigação, que o nigeriano que tentou explodir nesta sexta-feira um avião com destino a Detroit (EUA) procedente de Amsterdã passou pelos controles do aeroporto.
Antes de embarcar em Amsterdã no voo que o levaria a Detroit, o homem atravessou sem levantar suspeitas os controles de segurança regulares, segundo disse à agência de notícias holandesa "ANP" um porta-voz do organismo nacional de luta contra o terror.
No entanto, os controles não impediram que ele embarcasse com material explosivo.
"Embora os controles tenham sido feitos de maneira correta, não podemos descartar que tenha subido no avião com objetos potencialmente perigosos", reconheceu o porta-voz.
Para ele, pode se tratar de objetos dificilmente detectáveis pelos controles de metais.
O responsável pela tentativa de atentado tinha amarrado material explosivo à perna, que depois tentou explodir injetando produtos químicos com uma seringa.
Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário