KLM descarta responsabilidade no check-in do suspeito
A companhia aérea KLM assegurou hoje que não era responsável pelo controle de passageiros do voo da Nigéria para Amsterdã, no qual viajava o homem que tentou explodir um avião que se dirigia a Detroit (EUA) com 278 pessoas a bordo após sair da capital holandesa.
Segundo um porta-voz da KLM, citado pela agência de notícias holandesa "ANP", a companhia operava neste caso como mera "transportadora" e, por isso, o controle de passageiros era feito pela Polícia local.
O canal "CNN" informou hoje que o suspeito chegou a Amsterdã em um voo da KLM procedente de Lagos, na Nigéria. Na capital holandesa, não passou por uma revista adicional de segurança e simplesmente pegou a conexão para os EUA.
Um porta-voz da Polícia holandesa assegurou que o homem não deixou a zona de passagem do aeroporto de Schipol e não passou pelo posto de controle de passaportes.
Após ser rendido a bordo do avião, no qual vários passageiros ficaram levemente feridos, o homem disse ter vínculos com a organização terrorista Al Qaeda.
Nigéria
A Nigéria abriu neste sábado uma investigação sobre a tentativa de atentado a bordo de um avião americano, que fez a viagem entre Amsterdã e Detroit na sexta-feira, e prometeu cooperar com os Estados Unidos, anunciou a ministra nigeriana da Informação, Dora Akunyili.
"O vice-presidente da República Federal da Nigéria, Goodluck Ebele Jonathan, ordenou às agências de segurança nigerianas que investiguem o incidente", afirmou a ministra.
"Foram adotadas medidas para verificar a identidade do suspeito e suas motivações. Nossas agências de segurança vão cooperar totalmente com as autoridades americanas na investigação".
"O governo comunicará todas as informações disponíveis. Declaramos firmemente que nossa nação repudia todas as formas de terrorismo", completou.
Um jovem nigeriano, que afirmou ter vínculos com a rede terrorista Al-Qaeda, tentou detonar um explosivo a bordo de um avião que voava de Amsterdã para Detroit, antes de ser contido pelos passageiros.
A imprensa identificou o terrorista como Abdul Faruk Abdumutallab, um nigeriano de 23 anos, procedente de Lagos. Ele teria afirmado em um interrogatório ao FBI que tem ligações com a Al-Qaeda.
Fonte: Efe - AFP
Nenhum comentário:
Postar um comentário