Foi a primeira operação de lançamento de projétil ao espaço por uma organização privada do hemisfério sul
WELLINGTON - Uma empresa da Nova Zelândia lançou um foguete em direção ao espaço nesta segunda-feira, 30, o que foi considerado o primeiro lançamento de uma organização privada do hemisfério sul. O projétil, de seis metros de altura e 60 quilos, foi desenvolvido pela Rocket Labs sem nenhum apoio financeiro governamental.
Cerca de 50 pessoas acompanharam a operação de lançamento em Great Mercury Island, no norte da ilha. No lançamento, o foguete atingiu uma velocidade de 5 mil km/h, alcançando uma altitude de 100 km. Ele permaneceu na atmosfera por 20 minutos, caindo logo após no sul do Oceano Pacífico.
A Rocket Labs planeja desenvolver tecnologia de lançamento de foguetes e oferecê-la para cientistas, pesquisadores meteorológicos e também para o turismo espacial.
A companhia agora está rastreando o sinal GPS (de localização geográfica) para resgatar o foguete e colher os dados do lançamento, da sua curta permanência na atmosfera e avaliar os danos da queda no oceano
Site do Rocket Labs
Fontes: O ESTADO - AP
Comentário:
Temos assistido o desenvolvimento dos projetos privados americanos, canadenses e de vários outros países. Está nascendo um novo nicho tecnológico e comercial e mais uma vez, nada ouvimos falar sobre algo assim estar em desenvolvimento no Brasil. Mais uma vez vamos ficar de fora?
Nenhum comentário:
Postar um comentário