Chineses compram aviões, mas precisam aguardar para voar

Uma situação curiosa vem acontecendo na China, graças à abertura gradual pela qual o país vem passando e o aumento no número de “novos ricos” do país.

Este ano, durante a Convenção Internacional de Aviação Geral da China, realizada entre os dias 17 e 19 deste mês em Xi'an, capital da província de Shaanxi, o grande destaque foi um Cirrus SR22 GTS de propriedade do empresário do setor imobiliário, Chen Yiolong, informou o site Chianews.cn. O motivo? Chen possui a primeira aeronave privada de todo o noroeste da China, região populada por mais de 100 milhões de pessoas.



Entretanto, assim como outros empresários do país, Chen se encontra em uma situação curiosa, não saber quando poderá usufruir como deseja do seu avião devido às leis chinesas. “Talvez não serei capaz de voar por cinco anos, mas estou preparado”, disse.

Um dos motivos que faz os ricos do país pensarem duas vezes antes de adquirir seu avião é o fato do espaço aéreo onde aviões como o Cirrus de Chen costumam voar ser controlado pela Força Aérea junto com a AACC (Administração de Aviação Civil da China). Isso torna os voos privados um processo extremamente burocrático, chegando a serem necessárias esperas de até 12 horas para que um plano de voo seja aprovado.

Mas escapar dessa espera é possível, entretanto, para isso é necessário adquirir um avião capaz de voar a altitudes mais elevadas, como os jatos executivos, bem mais caros que a maioria dos aviões da aviação geral. Como nem todos possuem dinheiro suficiente para voar mais alto, acabam ficando no dilema surgido entre a capacidade de adquirir um avião e a possibilidade de ter que aguardar, e muito, para voá-lo.

Cabe ressaltar que, no geral, a China vem afrouxando as restrições para o uso dos níveis de voo mais baixos pela aviação geral e, com isso, transformando a compra de aeronaves por seus cidadãos mais abastados cada vez menos em um dilema.

Fonte: Aironline

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