Airbus lança “Sharklet” para a Família A320 com o compromisso da Air New Zealand

A extensão reduz o consumo de combustível e emissões de carbono, além de aumentar o alcance e a capacidade de carga.

A Airbus lançou o “Sharklet”, novo dispositivo de extensão de ponta de asa, especialmente concebido para aumentar a eco-eficiência e a relação carga/autonomia de voo da Família A320. Oferecidos com opções de ajuste, espera-se que os Sharklets resultem na redução do consumo de combustível em pelo menos 3,5% em voos de longa distância, correspondendo a uma redução anual de cerca de 700 toneladas de CO2 por aeronave. As aeronaves A320 que serão entregues no final de 2012 serão as primeiras a serem equipadas com o novo dispositivo, seguidas por outros modelos da Família A320 a partir de 2013. A Air New Zealand é a primeira cliente a encomendar os Sharklets, que serão específicos para a sua futura frota de A320.



O CEO da Air New Zealand, Rob Fyfe, declarou: “A Air New Zealand recentemente decidiu operar suas rotas domésticas e internacionais curtas com uma frota toda composta por A320s. Os novos Sharklets permitirão que a nossa frota Airbus se beneficie com um menor consumo de combustível e emissões de carbono, tanto nas rotas domésticas da Air New Zealand como, especialmente, nas viagens mais longas à Tasmânia”.

John Leahy, COO da Divisão de Clientes da Airbus, disse: “A eco-eficiente Família A320 está cada vez melhor. Estamos felizes porque a Air New Zealand reconhece que nossa Família de aeronaves de corredor único permanecerá como o produto mais rentável de sua categoria por muitos anos”. E acrescentou: “Os Sharklets não são apenas parte da resposta da Airbus para abordar questões ambientais e o aumento dos custos de combustível, mas também melhoram o desempenho geral da aeronave”.

Deve-se considerar que a melhora de 3,5% na eficiência energética com os Sharklets se somam ao efeito positivo às clássicas barreiras de ponta de asa do A320. Os benefícios da relação carga/autonomia de voo incluem um aumento de receita equivalente a aproximadamente 500 kg de carga útil ou um alcance adicional de 100 milhas náuticas com o volume de carga original. A instalação do Sharklet também mantém a Família A320 dentro da ‘Classe C’ (envergadura inferior a 36 m), estabelecida pela Organização Internacional de Aviação Civil (ICAO), e resulta no aumento de disponibilidade de peso máximo de decolagem (PMD), sobretudo em pistas limitadas por obstáculos. Além disso, onde o desempenho da pista não é limitado, operadores devem se beneficiar com a redução na pressão média de decolagem (com conseqüente economia nos custos com a manutenção do motor em cerca de 2%), ao passo que as comunidades também apreciarão um ruído ainda menor de decolagem. Outros benefícios incluem o desempenho de subida e a altitude inicial de cruzeiro mais elevada.

Esta evolução tem sido parte de um programa maior de melhoria contínua da Família A320, que é apoiada por um investimento superior a €100 milhões por ano. Para isso, a Airbus tem conduzido uma abrangente campanha durante vários anos para avaliar a melhoria de grandes dispositivos aerodinâmicos – não só através da A320 de teste da empresa, mas também por meio de suas ferramentas avançadas de simulação com fluidodinâmica computacional (CFD).

Fonte: Revista Fator

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