França acusada de haver derrubado Airbus da Yemenia

Missil francês teria atingido o avião

Depois de quase 4 meses, as causas da queda de um avião Yemenia parecem vir à luz. Em 30 de Junho, um Airbus A310 pertencente à frota da Yemenia caiu no Oceano Índico, ao largo da costa das Ilhas Comores, em um vôo de Paris, com escala em Sanaa, a Moroni.

O avião, com 142 passageiros e 11 tripulantes a bordo, caiu no oceano depois que já tinha iniciado os preparativos para o pouso. Das 153 pessoas a bordo, apenas uma sobreviveu.

Imediatamente após o incidente, dois aviões franceses e um navio partiram de suas bases e chegaram onde o acidente ocorreu.

Agora um site do Iêmen, Almotamar, publicou um artigo dizendo especialistas em aviação e investigações sobre os gravadores de dados de vôo confirmam a queda do avião foi causada por um míssil disparado de um dos navios de cruzeiro francês na área.

O artigo também diz que o governo iemenita pretende pedir uma indenização da França para a Yemenia Airways.

Yemenia Airways tinha pago para cada uma das vítimas um montante de cerca de 20.000 dólares antes dos resultados finais da investigação sobre a causa do desastre.

No dia seguinte ao acidente, fontes de Comores já disseram aos repórteres que um navio militar francês disparou contra o avião da Yemenia quando ele iniciava o pouso, voando sobre uma área em que navios de guerra franceses estavam envolvidos em um exercício militar.

Os gravadores de dados de vôo foram recuperados dois meses depois por um navio equipado com robôs submarinos e levados para Paris, onde foram examinados por um francês, um iemenita e um painel de investigadores dos Comores.

Fonte: Site Arab Monitor.- Aeroblog

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails