CE faz objeções à planejada aliança trilateral
A Comissão Européia acredita quea planejada aliança entre a American, British Airways e Iberia, ´´ pode constituir-se em uma quebra das regras europeias que regem práticas comerciais restritivas´´ e enviou uma carta formal de objeções às interessadas, focando a aliança trilateral antitruste planejada pelas companhias.
A ação, não significa que a Comissão vá bloquear o acordo em sua inteireza. As partes envolvidas, poderão solicitar audiência para a apresentação de suas objeções à carta. A Comissão então tomaria uma decisão, mais a frente, estabelelecendo se e sob quais condições aprovaria a aliança.
A American Airlines e a British Airways lançaram uma terceira tentativa para obter uma imunidade antitruste para a sua atual limitada parceria, após a adoção da nova política de ´´ Céus Abertos ´´ entre Europa e EUA, em 2008. Elas incluiram a Iberia, e a BA encontra-se negociando uma fusão com a a companhia espanhola; fusão que poderá ocorrer até o fim do ano.
A Comissão informou em sua declaração que investigações paralelas ocorrem referentes a um acordo similar entre as companhias que fazem parte da Star Alliance, no caso, Lufthansa, United, Air Canadae a Continental que vai juntar-se ao grupo, em breve. Existe também um acordo similar no àmbito da Skyteam.
A Comissão Européia terá muito trabalho pela frente.
Fonte: AviationWeek/ Jens Flottau
Tradução: BGA
Nenhum comentário:
Postar um comentário