A Solazyme ganha contrato para fornecer novo combustível para os aviões da marinha americana

A Solazyme ganha contrato para fornecer o primeiro combustível renovável,derivado de algas, à marinha americana.

A Solazyme, empesa sediada em São Francisco,Califórnia, foi selecionada pelo Depto de Defesa dos EUA para fornecer no próximo ano, 1.500 galões (5.700 litros) de um novo combustível para testes e certificação pela marinha americana.



Segundo a empresa, trata-se do primeiro combustível para jatos, 100% derivado de algas. No início do mês, a empresa ganhou um contrato para pesquisas que visam desenvolver e fornecer 20.000 galões de um combustível renovável, derivado das algas para uso nas embarcações da marinha. Já na semana passada, a empresa Sustainable Oils, conseguiu um contrato para fornecer à marinha, 40.000 galões de um combustível para jatos, baseados na camelina, para testes e certificação. Preve-se uma opção para o fornecimento de 150.000 galões adicionais, a depender dos resultados obtidos.

A Solazyme vai utilizar seu processo de produção em larga escala, do óleo renovável, à base de algas, em conjunção com o processo UOP`s Ecofining da Honeywell, para o fornecimento de um combustível de aviação chamado SolaHRJet-5, visando confirmar se o mesmo atende a todas as especificações militares e exigências funcionais.

A marinha americana utiliza um combustível aeronáutico chamado JP-5, em seus jatos. Trata-se de um combustível similar ao combustível militar JP-8 ou ao Jet A, de uso civil.Entretanto, devido os riscos de incêndios, utiliza-lo em porta-aviões, exige cuidados excepcionais.

O combustível desenvolvido pela Solazyme, foi analisado pelo ´´ Southwest Research Institute´´ , um laboratório considerado linha de frente em análise de combustíveis, e nos testes executados, foi aprovado em todas as 11 especificações chave, visando garantir que atende ao padrão ASTN S1655, para motores militares a jato. Inclusive, os testes referentes à densidade, oxidação termal, estabilidade, ponto de combustão, ponto de congelamento, destilação e viscosidade, atenderam às exigências.

Jonatham Wolfson, CEO da Solazyme, declarou que os combustíveis fabricados pela empresa, reduzem em 85% a emissão de gases responsáveis pelo efeito estufa, em comparação com os combustíveis fósseis. Ele afirmou ainda, estar orgulhoso em poder trabalhar com a marinha americana, para o fornecimento de um dos combustíveis mais limpos existentes.

A empresa começou a produzir o combustível em setembro de 2008 e de lá para cá, tem se concentrado em desenvolver um processo de produção em larga escala e que permita o barateamento dos custos de produção.



Fonte: GreenAir
Tradução: BGA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails